Aqui do lado de fora, conviver com as partículas e poeiras invisíveis faz parte da nossa rotina. Dentro do laboratório de indústrias farmacêuticas, porém, elas podem ser agentes de contaminação. Isso porque coloca em risco os produtos em desenvolvimento, traz prejuízos financeiros e, o pior de tudo, colocando vidas humanas em risco. Mas a escolha correta de um revestimento para indústrias farmacêuticas podem evitar esses possíveis problemas.
Além disso, o Brasil, por meio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem um dos conjuntos de regras sanitárias mais rígidos e avançados do mundo. Por conta disso, as indústrias farmacêuticas têm que se preocupar muito com essa questão. Isso porque devem zelar tanto pela segurança dos seus clientes quanto para se adequar a indústrias às normas vigentes.
O que nem todo mundo sabe é que o piso dessas indústrias, seja o dos laboratórios ou de áreas externas, tem papel fundamental. A escolha do material pode facilitar ou dificultar o bom funcionamento da empresa e melhorar ou prejudicar a qualidade final dos medicamentos.
A utilização do revestimento monolítico é uma solução eficaz para atender a todos esses requisitos . Este é um revestimento sem juntas, de alta performance, fácil conservação e que atende a classe 1 da ISO 14644-1. O monolítico é também conhecidos por sua alta resistência ao desgaste e exposição ao tempo. Ele pode ser usado em bases de concreto, cerâmica, madeira e metal. Possui também baixa espessura e peso além de fácil instalação e cura rápida, sendo impermeável, fácil de manter e limpar.
Veja como a escolha correta do revestimento para indústrias farmacêuticas ajudará a otimizar o trabalho.
Livre de contaminação
As salas limpas dessas indústrias, onde são realizados testes, experimentos e fabricação de produtos, são ambientes extremamente controlados. A contaminação por partículas não pode, de forma alguma, interferir nos resultados. Portanto, a escolha correta do revestimento para indústrias farmacêuticas na construção de uma sala limpa começa pelo piso, paredes e teto. Ele deve assegurar o máximo de limpeza e o mínimo de contaminação, sendo o piso um dos elementos mais importantes, pois todo o processo produtivo acontece sobre ele.
As farmacêuticas só têm permissão para operar nesses locais quando as salas limpas recebem aprovação em testes de qualificação e certificação. Por isso, seja na fase inicial do projeto ou em uma melhoria posterior, é importante pensar com cuidado em todos os detalhes. Isso faz com que o ambiente em questão esteja de acordo com as normas em vigor no Brasil.
É aí que o revestimento monolítico consegue contribuir muito com a indústria farmacêutica. O monolítico fará com que a superfície desses ambientes esteja de acordo com as normas sanitárias rígidas da Anvisa. Isso porque ele facilita a limpeza de seu piso, já que este é um revestimento que não possui porosidade nem juntas. Além disso, conta com rodapé abaulado, o que dificulta o acúmulo de resíduos e partículas, proliferação de bactérias e torna higienização deste ambiente mais prática. Mais um ganho ao realizar a escolha do revestimento correto para indústrias farmacêuticas.
Diminuição da necessidade de manutenção
A baixa necessidade de manutenção em comparação com outros tipos de revestimento é outro ganho que esse tipo de indústria tem ao investir em revestimentos monolíticos.
O monolítico é um revestimento conhecido por sua resistência motora e abrasiva. Isso o torna resistente ao alto fluxo de pessoas e equipamentos. Além deste, esse revestimento também tem como característica as resistências química e térmica. Estas fazem com que ele suporte o contato com produtos químicos e as mudança brusca de temperatura ou temperaturas extremas, comuns em alguns tipos de laboratórios e testagens.
O resultado disso é que, por ser resistente, ele necessita de menos manutenção. Então, por não precisar de manutenção frequente, a produção e testagens não precisam ser interrompidas para a realização desses reparos.
Isso sem falar que, ainda em manutenções pequenas, é inevitável que haja a geração de sujeiras. Isso pode gerar transtornos e dificultar ainda mais o trabalho. O monolítico é o revestimento correto para indústrias farmacêuticas porque evita tudo isso, otimizando a produção e o trabalho laboratorial meticuloso.
Áreas externas
Não são só as áreas internas e com normas rígidas de esterilização e limpeza que ganham com o revestimento monolítico. As áreas externas das indústrias farmacêuticas também.
Alto fluxo de pessoas, circulação de carros, caminhões e máquinas pesadas. Tudo isso tende a causar um grande desgaste em um piso ou revestimento inadequado, além de fissuras e necessidade frequente de manutenção. Isso sem falar que áreas externas possuem um agravante ainda maior: a superfície estará sujeita a chuvas, mudanças bruscas de tempo e outras adversidades do tempo.
Além das características citadas acima, como resistência a abrasão, mecânica e térmica, o monolítico possui também resistência térmica e a ambientes molhados. Isso diminui o desgaste com mudanças climáticas, como chuvas, ventos, calor intenso, frio intenso e as mudanças de temperatura diárias.
A segurança também é um fator importante. O monolítico possui antiderrapância ajustável, o que fará com que o ambiente de sua indústria farmacêutica proporcione mais segurança aos seus colaboradores e evita acidentes.
Muitos benefícios
Os benefícios da escolha correta do revestimento para indústrias farmacêuticas não param por aí. Além de todas essas vantagens, a aplicação do revestimento é feita de forma rápida e executável em apenas uma noite. Mais que isso: a liberação da área para uso é feita em apenas 2 horas.
Todas essas características, importantes para que sua indústria tenha mais segurança, produtividade e higiene, são oferecidas com revestimentos monolíticos. Há diversas linhas de monolíticos produzidas pela Miaki Revestimentos. Por ser um produto versátil, há sempre uma linha para cada necessidade e cada ambiente.
Deixe um comentário