Se você tem uma empresa ou indústrias sabe o tanto de preocupações que se deve ter para proporcionar aos seus clientes, fornecedores e colaboradores um ambiente e um produto seguros. A atenção com o piso e paredes de sua empresa não foge à essa regra. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo, possui exigências para os pisos de empresas e indústrias, especialmente aquelas que produzem ou manipulam alimentos, tenham algumas características específicas que proporcionem a segurança sanitária ao consumidor final.
Mas você conhece quais são essas exigências? Continue acompanhando esse artigo e veja qual a melhor solução para corresponder às normas da Anvisa.
A regra da Anvisa para pisos de empresas e indústrias
A Anvisa foi criada em 1999 e está vinculada ao Ministério da Saúde e presente em todo o território brasileiro. Seu objetivo é criar regras e normas para proteger a saúde da população, além de intervir e orientar a respeito do uso inadequado de substâncias, fiscalização de produtos e controle sanitário.
Dentro desse conjunto de normas da Anvisa, há um ítem específico que fala sobre pisos de indústrias e empresas:
“Os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada. Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.”
Mas, então, qual é o material ideal para o seu piso?
Para seguir a essas normas da Anvisa para pisos de empresas e indústrias, a melhor opção são os revestimentos monolíticos. Esses revestimentos são conhecidos por facilitar a limpeza de seu piso, além de possuir vários tipos diferentes de resistências elevadas, como a química e a mecânica, por exemplo. Essa característica faz com que o seu piso necessite de menos manutenções.
O monolítico é também um material bastante versátil. Por isso, consegue ser adaptado conforme a necessidade do cliente. Isso porque a Miaki possui linhas diferentes de revestimentos monolíticos, cada uma com uma característica e finalidade diferente.
Vamos conferir, então, os motivos que fazem com o que monolítico cumpra todas as exigências da Anvisa para pisos de empresas e indústrias e que beneficiam a produção e praticidade?
Menos acúmulo de sujeira
Há diversos ambientes de empresas de comércio ou industriais que exigem uma higienização mais rigorosa. O revestimento monolítico proporciona uma superfície sem emendas ou rejuntes, o que diminui o acúmulo de umidade e sujeiras e, consequentemente, a proliferação de bactérias e, por isso, é o ideal para cumprir as exigências da Anvisa para pisos de empresas e indústrias.
Menos tempo de inatividade
O monolítico não só elimina emendas e rejuntes, como também conta com rodapé abaulado integrado ao revestimento. Isso faz com que cantos vivos e pontos de fragilidade sejam eliminados. Pontos de fragilidade, como rejuntes, juntas, cantos vivos e a própria contaminação de um revestimento poroso pode afetar a integridade do piso, gerando desplacamentos e patologias e aumentando o custo de manutenção e tempos de parada da produção. Ou seja, ele não só cumpre as exigências da Anvisa para piso de comércios e indústrias, como também faz a empresa economizar.
Resistência a variações bruscas de temperatura
Há certos ambientes, especialmente em indústrias, que, devido a sua característica de produção, apresentam uma variação brusca de temperatura ou mesmo temperaturas extremas constantes. Um piso inadequado exposto a essas condições apresentará problemas em pouco tempo, o que gerará transtornos para a produção e também para a qualidade do produto final e aumento da dificuldade de higienização do local.
Já os revestimentos monolíticos possuem a resistência térmica necessária para esse ambientes com essas características, o que possibilitará a ele uma maior durabilidade, diminuindo, assim, os custos de manutenção contínua e as pausas decorrentes dela. Todos esses elementos vão de acordo com as exigências da Anvisa.
Mais segurança
Ambientes externos ou aqueles expostos a umidade e a gordura podem ampliar muito o risco de acidentes dentro do local de trabalho. Algumas das linhas de revestimentos monolíticos da Miaki possuem não apenas antiderrapância elevada, mas ajustável para sua necessidade, tornando o ambiente mais seguro para os colaboradores, clientes e fornecedores.
Praticidade e aumento da produção
O monolítico não ajudará sua empresa apenas no cumprimento das exigências da Anvisa. Outro benefício dele é o aumento da produtividade. Os ganhos já começam logo na aplicação: o monolítico é um revestimento de aplicação rápida, necessitando apenas de uma noite para a execução completa do trabalho.
Por ser um revestimento resistente, ele acaba reduzindo drasticamente a necessidade manutenção, permitindo que sua empresa foque seu trabalho na produção.
Além disso, quando a manutenção for necessária, o monolítico permite que apenas uma área parcial do ambiente a ser reparado seja interditado. Ou seja, a interdição completa do ambiente não se faz necessária. Em resumo, o revestimento monolítico não só fará com que sua empresa cumpra as exigências da Anvisa para pisos de comércios e indústrias, como também será um aliado para o aumento de seus lucros.
Deixe um comentário