As vantagens do revestimento monolítico para câmara fria

A câmara fria — também conhecida como câmara frigorífica — é um equipamento muito utilizado para refrigeração comercial e industrial. Por possuir características muito específicas, como temperatura extrema e manipulação de alimentos, o material de seu piso deve ser muito bem pensado. O material mais indicado para esse tipo de ambiente é o revestimento monolítico, já que apresenta muitas vantagens em comparação a outros tipos. Mas quais são as vantagens do revestimento monolítico para câmara fria? Vamos conferir?

         O que é uma câmara fria?

         Antes de tudo, vamos entender o que é e para que serve uma câmara fria.

         Ela pode ser utilizada para diversas finalidades, desde estabelecimentos alimentícios a laboratórios responsáveis pelo armazenamento de vacinas. Além destes, necrotérios também fazem seu uso.

         O principal objetivo da câmara fria é o de conservar produtos perecíveis. Mas não só. Além da conservação de alimentos e bebidas, ela também é utilizada para manter a temperatura ideal, possibilitando o armazenamento de forma adequada de produtos farmacêuticos e da agroindústria.

         A câmara fria é uma ferramenta projetada para funcionar em baixas temperaturas, beirando o 0ºC ou, dependendo da necessidade da empresa e dos produtos a serem conservados, até temperaturas negativas. Utiliza componentes semelhantes a de aparelhos presentes em residências, como freezers, geladeiras e ar condicionados: compressor, evaporadoras, ventiladores e condensador, que têm como função garantir a temperatura ideal. Robusta, uma câmara fria, quando feita com materiais adequados, possui ótimo custo-benefício.

         Ela é um equipamento adaptável, já que possui diferentes módulos que podem ser expandidos ou reduzidos, é versátil e possui um ótimo controle de temperatura, com refrigeração ideal para grandes volumes, independentemente do tipo de produto a ser conservado.

         As vantagens do revestimento monolítico para câmara fria

         Ao se planejar um espaço de câmara fria ou realizar a troca de seu piso em uma manutenção mais completa, é preciso se atentar em alguns detalhes muito importantes. O piso escolhido deve:

·         Se manter íntegro em temperaturas frias e muitas vezes abaixo de 0°C;

·         Suportar cargas elevadas;

·         Ser impermeável;

·         Manter o isolamento térmico;

·         Ter alta resistência mecânica e química, principalmente a sangue, ácidos, sais, açúcares e gorduras, devido às atividades desenvolvidas em câmaras frias;

·         Ser de fácil limpeza

·         Respeitar as normas sanitárias do país, fiscalizada atualmente pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

         O monolítico é um revestimento que possui todas essas características. Vamos analisar cada uma delas?

         Resistência Térmica

         Uma das vantagens do revestimento monolítico para câmara fria é a sua resistência térmica, um fator obviamente importante para ser levado em conta nesse tipo de ambiente. O monolítico resiste não só a temperaturas extremas — incluindo aquelas abaixo de 0ºC, como também a mudanças bruscas de temperatura. Um material como o monolítico, com alta resistência térmica, fará com o piso de sua câmara fria dure mais, o que tornará a relação custo x benefício mais vantajosa para sua empresa, diminuindo custos de manutenção contínua e as pausas decorrentes dela.

         Resistências mecânica e abrasiva

         As resistências mecânica e abrasiva presentes no revestimento monolítico é outra vantagem. Isso faz com que o piso da câmara fria resista mais também a impactos, fluxo de pessoas e maquinários e, consequentemente, suporte mais tempo sem a necessidade de manutenção.

         Vale lembrar que, quando uma manutenção for necessária, o reparo pode ser feito interditando o ambiente apenas de forma parcial e em baixa temperatura, não necessitando interromper completamente o serviço.

         Impermeável e isolante térmico

         Duas outras grandes vantagens do monolítico é o de ser impermeável e o de isolar termicamente o ambiente. Como a câmara fria é um ambiente úmido e que depende muito de uma temperatura estável, essas são características que contribuirão muito para a sua empresa.

         Resistência química

         Uma outra característica importante da câmara fria e que tem reflexos diretos na escolha do piso é o fato desse ambiente possuir contato com sangue, ácidos, sais, açúcares e/ou gorduras, dependendo da atividade desenvolvida. Uma das vantagens do revestimento monolítico é a resistência química. Na prática, isso quer dizer que esses elementos desgastam menos o monolítico que aos outros tipos de pisos, aumentando, mais uma vez,  custo-benefício e diminuindo a necessidade de manutenção.

         Limpeza facilitada

         O revestimento monolítico proporciona uma superfície sem emendas ou rejuntes, o que diminui o acúmulo de umidade e sujeiras e, consequentemente, a proliferação de bactérias. Essas característica fazem também com que o monolítico facilite na hora da limpeza, fundamental para ambientes com manipulação de alimentos.

         Respeita as normas sanitárias

         Segundo as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ambientes onde ocorrem a manipulação ou produção de alimentos devem ter pisos “revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção”. Todas essas características presentes no monolítico.

Isso significa que, entre as vantagens do revestimento monolítico para câmara fria está o respeito às rígidas normas sanitárias brasileiras. Isso significa que sua empresa estará mais segura em relação à ANVISA e seus clientes mais seguros por consumirem produtos com mais qualidade.

Ainda está com dúvida sobre

Revestimentos Monolíticos?

Preencha para receber conteúdos que irão te ajudar a entender o que são os revestimentos monolíticos e as suas aplicações para o seu negócio.