A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que as fábricas de processamento de alimentos e bebidas devem possuir pisos “revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção”.
Para seguir a essas normas federais, a melhor e mais usual opção são os revestimentos monolíticos, pois possuem características que vão de acordo com a legislação:
- Limpeza fácil
- Resistência química
- Resistência mecânica elevada
- Durabilidade
Entretanto, por haver muitas opções de revestimentos monolíticos, há outros critérios a serem levados em consideração para definir qual o tipo que irá corresponder melhor às suas necessidade.
- Resistência à mudança de temperatura
- Resistência à umidade
- Baixa proliferação de bactérias
- Baixo custo de manutenção
Sem emendas ou rejuntes
Superfícies sem emendas ou rejuntes são a melhor pedida para ambientes que exigem uma higienização mais rigorosa, como é o caso de fábricas de processamento de alimentos e bebidas. As emendas e rejuntes acumulam umidade e sujeiras que, por sua vez, contribuem com a proliferação de bactérias.
Por conta disso, os revestimentos monolíticos são os mais indicado. Eles não só eliminam essas emendas e rejuntes, como também contam com rodapé abaulado integrado ao revestimento, eliminando cantos vivos e pontos de fragilidade.
Menos tempo de inatividade
Pontos de fragilidade, como rejuntes, juntas, cantos vivos e a própria contaminação de um revestimento poroso pode afetar a integridade do piso, gerando desplacamentos e patologias aumentando o custo de manutenção e tempos de parada da produção.
O revestimento monolítico diminui significativamente a necessidade de manutenção, minimizando, assim, o tempo de inatividade de sua fábrica.
Onde encontrar o revestimento ideal para a minha fábrica?
A Miaki Revestimentos é uma indústria e comércio de resinas para revestimentos monolíticos de alto desempenho, incluindo fábricas de processamento de alimentos e bebidas, possuindo licenciados treinados para a especificação, venda e aplicação de cada revestimento. Oferece sempre as melhores tecnologias em revestimentos, com a consciência ambiental em primeiro lugar.
A Miaki possui vários sistemas de revestimento monolítico disponíveis. Para fábricas de processamento de alimentos e bebidas, as linhas mais indicadas são a PU-CIM (Uretano), Eposystem (Epóxi), Duraline (MMA), Fibersystem (Anticorrosivos) e Ureflex (Saneamento).
Confira algumas características desses nossos sistemas de alta qualidade.
PU-CIM (Uretano)
Linha de revestimentos a base de uretano cimentício, liso ou antiderrapante, denso e de extremamente resistência a abrasão, mecânica e térmica.
A linha possui também:
- Resistência térmica: a linha PU-CIM possui alta resistência à mudança de temperatura, sendo resistente à operações que podem variar de -40°C a 120°C.
- Fácil higienização: Além de ser integrada ao sistema de pisos, diminuindo a proliferação de bactérias, não possui odor, é resistente a limpeza constante com água quente e a produtos químicos de limpeza e permite o uso da tecnologia BIOSAN (bactericida).
- Segurança: Formulado com tecnologia Grip, exclusiva da Miaki no Brasil, fornece mais segurança em áreas molhadas.
Eposystem (Epóxi)
Esse sistema é uma boa opção para áreas expostas a elevada solicitação mecânica, ataques químicos e locais de tráfego intenso.
A linha possui também:
- Estética agradável: clean e moderna.
- Resistência: é uma linha que tem ótima resistência mecânica, ideal para esse tipo de ambiente.
- Leveza: apesar de resistência, é uma linha com baixa espessura e peso.
- Versatilidade: é executável sobre base de concreto, cerâmica, madeira e metal.
- Fácil higienização: dispensa a utilização de juntas e tem fácil limpeza e conservação.
Duraline (MMA)
Autonivelante, revestido totalmente à base de MMA (metilmetacrilato) e quartzo colorido. Ideal para ambientes internos e externos com operação molhada.
A linha possui também:
- Impermeabilidade e antiderrapância: é um revestimento próprio para ambientes molhados.
- Resistência: possui ótima resistência mecânica
- Praticidade e agilidade: sua execução é feita de forma rápida e com liberação da área para uso em apenas 2 horas.
- Versatilidade: é executável sobre base de concreto, cerâmica, madeira e metal.
- Fácil higienização: dispensa a utilização de juntas e tem fácil limpeza e conservação.
Fibersystem (Anticorrosivos)
Esse grupo de linhas tem como característica mais marcante a excelente resistência a uma grande variedade de produtos químicos, ácidos orgânicos fortes, álcalis, solventes e ácidos inorgânicos de moderados para fortes.
- Resistência: possui ótima resistência mecânica e também contra a corrosão.
- Baixa permeabilidade: ideal para ambientes molhados
Ureflex (Saneamento)
O Ureflex é uma membrana impermeabilizante, poliuretano aromático, bi-componente, isento de solventes, à base de resina vegetal e aditivado com peneira molecular. Ideal para estações de tratamento de água (Ureflex ETA) e tratamento de esgoto e efluentes industriais (Ureflex ETE).
A linha possui também:
- Alta resistência química: resiste mais ao contato permanente ou frequente com produtos químicos.
- Alta resistência à ruptura e abrasão: essa característica garante a integridade do sistema, ainda que em ambientes agressivos.
- Não agride ao meio ambiente: é livre de solventes e atende à atende a nbr 12170 para uso em reservatórios de água potável.
- Versatilidade: adere em concreto, metais, madeira, fibra de vidro e superfícies revestidas ou pintadas.