Piso molhado pode ser um problema para o revestimento industrial em frigoríficos

A escolha do revestimento industrial em frigoríficos deve ser feita de forma cuidadosa. Afinal, esse é um ambiente com características bastante únicas. Frigoríficos, sejam eles de bovinos, suínos, aves ou pescados, são áreas sujeitas a umidade constante, o que pode prejudicar não apenas o seu revestimento industrial, como a qualidade do produto oferecido aos seus consumidores e a longevidade de sua empresa.

O piso molhado, aliás, é um grande problema, mas não o único enfrentado por frigoríficos. Um revestimento industrial que não seja adequado para esse ambiente, que não contribua para a assepsia do local, não respeite as normas da Anvisa e não possua durabilidade diante dos procedimentos de assepsia, queda de ferramentas, trânsito de carrinhos ou empilhadeiras e contato frequente com sangue e gordura será um grande problema para a sua empresa.

A notícia boa é que existe uma forma de contornar esses problemas, tanto em relação a um revestimento industrial que resiste à umidade e ao piso molhado, quanto para os outros problemas apresentados. E é sobre isso que vamos ver nesse artigo. Vamos juntos?

Você gosta desse tipo de conteúdo?

Quer receber conteúdo gratuito com dicas e informações sobre piso industrial e como melhorar a produção de sua empresa? Faça já o cadastro por esse link e receba mais informações valiosas em conteúdos exclusivos.

Nosso objetivo é sempre passar informações úteis a empresários, arquitetos, engenheiros e revendedores. Tudo, claro, com a qualidade e reconhecimento que só a Miaki Revestimentos tem após 28 anos atuando nos mercados de pisos industriais do Brasil e Paraguai.

Como superar os problemas causados em decorrência do piso molhado?

Se o piso molhado é uma constante em um frigorífico, a única forma de contornar essa realidade é com a escolha de um revestimento industrial próprio para esse tipo de ambiente.

Afinal, um revestimento industrial que não possua as características necessárias pode trazer grandes transtornos à empresa. Vamos conferir?

Características necessárias
  • Baixa durabilidade: um revestimento industrial impróprio apresentará baixa durabilidade. Isso porque ele não resistirá por muito tempo ao contato constante com a umidade, gordura e sangue, além da variação térmica e trânsito de maquinários como empilhadeiras. Isso fará sua empresa perder dinheiro, já que a necessidade de reparos e manutenção será permanente.
  • Baixa assepsia: os frigoríficos devem ter sua higiene levada a sério. Caso contrário, corre-se o risco de ter o local interditado pela Anvisa e de colocar em risco a saúde de seus consumidores. Um piso impróprio apresenta rachaduras e desgastes mais rapidamente. Além disso, caso possua cantos vivos em ralos e rodapés, vão permitir também o acúmulo de sujeira. Essas falhas no sistema são tudo o que fungos e bactérias precisam para se proliferarem. Essa situação colocará em risco toda a produção de sua empresa.
  • Risco de acidentes: Seus colaboradores também terão sua saúde e bem estar comprometidos. Afinal, o piso molhado é matéria prima para acidentes de trabalho. Por conta disso, um revestimento industrial que não seja antiderrapante é extremamente perigoso.
  • Diminuição da produção: a escolha errada do revestimento industrial para frigoríficos interfere não só na qualidade do produto, quanto no volume da produção de sua empresa. Isso porque a necessidade de interrupções frequentes para a realização de manutenção no piso gera a interrupção da produção e interdição do local para que os reparos sejam realizados.

Qual a solução para esse problema?

A escolha correta do revestimento industrial é a solução para esse problema. Dentre todos os disponíveis no mercado, a melhor opção é, sem dúvidas, o revestimento monolítico.

O monolítico é um revestimento industrial que possui as características necessárias para que os problemas de frigoríficos com piso molhado sejam resolvidos. Suas resistências à umidade e a ataques químicos fazem com que ele dure mais tempo, mesmo com o contato constante com produtos de limpeza, água, gordura e sangue.

A assepsia do frigorífico também tem ganhos com a escolha desse revestimento industrial. Afinal, ele proporciona uma superfície não porosa sem emendas ou rejuntes, o que diminui o acúmulo de umidade e sujeiras e, consequentemente, a proliferação de bactérias, além de facilitar a limpeza do seu piso. Mesmo os mesmo os revestimentos com textura antiderrapante são de fácil limpeza, diminuindo o uso de produtos químicos, de água e também o tempo necessário para realizar esse serviço. Por isso, é ideal para cumprir as exigências da Anvisa para pisos de empresas e indústrias.

O monolítico é a solução

O monolítico é um revestimento industrial que não só elimina emendas e rejuntes, como também conta com rodapé abaulado integrado ao revestimento, com interface perfeita com grelhas e ralos. Com isso, elimina-se cantos vivos e pontos de fragilidade. Pontos de fragilidade, como rejuntes, juntas, cantos vivos e a própria contaminação de um revestimento poroso podem afetar a integridade do piso, aumentando o custo de manutenção e os tempos de parada da produção. Ou seja, ele não só cumpre as exigências da Anvisa para piso de comércios e indústrias, como também faz a empresa economizar.

A segurança é outro tópico que o monolítico contribui positivamente. Algumas das linhas de revestimentos monolíticos da Miaki possuem não apenas antiderrapância elevada, mas ajustável para sua necessidade, tornando o ambiente mais seguro para os colaboradores, clientes e fornecedores.

Praticidade e aumento da produção

         Os benefícios da escolha correta do revestimento industrial para o seu frigorífico não param por aí. O monolítico fará também com que ele aumente a produtividade. Os ganhos já começam logo na aplicação. Afinal, o monolítico é um revestimento industrial de aplicação rápida, necessitando menos tempo de obra em comparação aos revestimentos convencionais.

         Por ser resistente, ele acaba reduzindo drasticamente a necessidade de manutenção, permitindo que sua empresa foque seu trabalho na produção.

         Além disso, quando a manutenção for necessária, a interdição de apenas uma área parcial do ambiente já é suficiente. Ou seja, não é necessária a interdição completa  do ambiente.

E o melhor de tudo: o monolítico é um revestimento industrial extremamente versátil. Há sempre uma linha que corresponda às necessidades de cada ambiente de sua empresa, seja ela um frigorífico ou de quaisquer outras áreas.

Ainda está com dúvida sobre

Revestimentos Monolíticos?

Preencha para receber conteúdos que irão te ajudar a entender o que são os revestimentos monolíticos e as suas aplicações para o seu negócio.