Quanto tempo dura um piso monolítico?
Os revestimentos monolíticos são encontrados com frequência no mercado norte-americano e europeu, e, há vários anos foram introduzidos também no Brasil. Os revestimentos monolíticos são uma excelente opção para garantir a melhor eficiência da indústria, comércio e até mesmo em residências. Você encontra esse tipo de piso principalmente em indústrias, cozinhas e hospitais, além da sua resistência mecânica e abrasiva, os revestimentos monolíticos são muito duráveis, e podem ser chamados de revestimentos de alto desempenho (RAD). Confira no artigo de hoje quanto tempo dura um piso monolítico!
Confira algumas características de um piso monolítico.
- Revestimento sem juntas
O revestimento monolítico é um revestimento sem falhas, juntas ou emendas. Como pisos geralmente são áreas grandes, que estão sujeitas à movimentação estrutural, é bastante comum que as obras sejam executadas com juntas superficiais para alívio das tensões, já em um piso monolítico tudo é feito em um bloco único, portanto, sem juntas.
Afinal o monolítico veda completamente a base existente, possui rodapés abaulados e arremates perfeitos, eliminando, assim, os pontos de fragilidade do piso, facilitando a higienização.
- Alta resistência abrasiva e intempéries
Um fato de extrema importância relacionado aos revestimentos monolíticos é a sua incrível resistência à agentes agressores. Essa é a principal característica desse revestimento: resistência mecânica, abrasiva, térmica e estética.
Além disso, é indicado para áreas com forte presença de agentes químicos, principalmente para a indústria química, farmacêutica, usinas entres outras relacionadas a essas atividades.
- Baixa espessura e peso
Por terem essa característica única – baixa espessura e peso – os revestimentos monolíticos não interferem a estrutura da sua obra.
- Impermeável com fácil conservação e limpeza
É comprovado que o revestimento monolítico dura mais. Sua durabilidade pode ser ainda mais longa se você adotar práticas adequadas de limpeza, conservação e manutenção adequadas.
- Rápida execução e cura
Nesse sentido alguns revestimentos monolíticos chegam a ter uma rápida liberação (2 horas) para uso da área após a aplicação do produto. Isso prova que o revestimento monolítico é uma alternativa eficaz para quem não pode ficar muito tempo com a área sem operação.
VEJA A MATÉRIA:
Alta durabilidade, alto desempenho. Veja quanto tempo dura um piso monolítico!
Os pisos monolíticos no geral são resistentes à choques mecânicos e abrasão. Isso os credencia a ser utilizados em ambientes fabris com intensa movimentação de pessoas e maquinários.
Mas não é apenas a resistência mecânica e abrasiva que faz do revestimento monolítico um piso de alto desempenho para ambientes fabris ou indústrias. Além das resistências que já falamos, outro fator importante relacionados aos pisos monolíticos de alto desempenho é a resistência à agentes agressores, como produtos químicos fortes, por exemplo.
Essa característica ajuda e torna o piso um excelente aliado para a indústria química. Não é possível pensar em uma indústria como essa, sem pensar em um piso monolítico de alto desempenho, exercendo um papel fundamental para aumentar a durabilidade do ambiente.
Em geral, os pisos monolíticos duram muitos anos, não é possível precisar o tempo exato, porém em muitos casos, os pisos acabam durando mais de 10 anos sem a necessidade de manutenção – apenas limpeza com os produtos adequados para cada necessidade.
Como funciona a durabilidade de um piso monolítico?
A correta utilização do revestimento monolítico é fundamental para obter o máximo retorno de seu investimento. Seguindo as recomendações que falaremos agora, você assegura a durabilidade e a performance do sistema, aproveitando suas vantagens por muito mais tempo.
Existem vários argumentos favoráveis à aplicação da tecnologia de sistemas monolíticos baseados em resina líquida. Esses sistemas produzem uma superfície lisa e homogênea, como se fossem moldadas sob medida.
Mesmo geometrias complexas podem ser revestidas sem juntas e de forma segura. O revestimento monolítico é uma solução de alta performance, com estrutura ajustada de acordo com sua especificação. Sua composição foi formulada para atender suas necessidades, maximizando seu rendimento e assegurando alto desempenho no uso diário.
Quanto tempo dura um piso monolítico?
Os danos causados por essas práticas normalmente não estão cobertos em garantia, portanto, são práticas que deverão ser evitadas!
- Impactos – A resistência abrasiva e mecânica do revestimento Miaki não evita que quedas de objetos pesados ou pontiagudos o danifiquem.
Problemas: Dependendo do peso do objeto, que cair sobre a superfície, pode causar danos à superfície. Nos sistemas mais espessos, o revestimento poderá ser danificado apenas em seu acabamento, mas, em sistemas mais finos, impactos podem perfurar todo o sistema
- Ataques químicos – Deve ser evitado o contato direto com alguns produtos químicos. Para maiores informações, entre em contato com o Departamento Técnico da Miaki.
Problemas: A velocidade da decomposição dependerá diretamente da quantidade, frequência e concentração dos agentes que incidem sobre a impermeabilização.
VEJA TAMBÉM:
- Como reparar a câmara fria do seu frigorífico
- Confira pisos antiderrapantes para a indústria
- Dicas para realizar a limpeza de um piso industrial
- Saiba qual a melhor resina para pisos externos
- Arrastes – O arraste e o tráfego de objetos e veículos pesados, além da especificação de resistência mecânica do sistema aplicado, deverá ser totalmente evitado. Os paletes devem ser posicionados sobre o piso sem arrastes. No caso de utilização de paletes de madeira, deve-se eliminar pregos na face de contato com o revestimento. Os paletes de metal deverão possuir proteção de borracha nas bases de contato com o revestimento. Em pisos antiderrapantes, para evitar desgastes, é necessário que as mesas e bancadas tenham pés com proteção de Teflon®.
Problemas: Arranhões e fissuras danificam inicialmente a camada de acabamento, porém com a incidência frequente do problema, o sistema pode ser comprometido. Em sistemas mais finos, os arrastes poderão rasgar o piso, expondo o substrato. Qualquer ocorrência deve ser reparada o quanto antes.
- Temperaturas elevadas – A incidência de qualquer fonte de calor no piso é prejudicial, em temperaturas constantes acima de 60ºC e intermitentes acima de 90ºC. Consulte sobre os limites de resistência térmica de cada sistema.
Problemas: Enrugamento, escurecimento da coloração e derretimento das camadas do piso. A gravidade do ataque será proporcional à temperatura e frequência do calor incidente sobre o piso.
Quer uma ajuda de nossos especialistas para aplicar um revestimento monolítico de qualidade?
Nossa equipe possui vasto conhecimento técnico para limpeza e conservação dos revestimentos monolíticos. A Miaki é líder de mercado e está presente no Brasil e Paraguai há 28 anos. Entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário deste link. e receba um atendimento personalizado.
Deixe um comentário