Independente do porte — grande, médio ou pequeno — ou de seu segmento — indústrias, food service ou hospitais —, as cozinhas industriais é um tema delicado quando o assunto é revestimento para pisos, pois são ambientes que necessitam de um alto grau de segurança, higiene e produtividade. Todas essas características necessárias a uma cozinha industrial podem ser otimizadas com a escolha de um revestimento adequado.
“Vês ali, amigo Sancho Pança, onde se descobrem trinta ou mais desaforados gigantes, com quem penso fazer batalha, e tirar-lhes a todos as vidas.”
— Instagram
Não é coincidência que cada vez mais empresas optam por aplicar nos pisos de suas cozinhas industriais os revestimentos monolíticos. Eles têm diversas vantagens em relação a outros tipos de revestimentos, já que atendem às normas sanitárias, possuem rápida aplicação e liberação da área para uso, gera menos entulho e transtorno de obra, reduzem os gastos com manutenção e pausa das atividades, são mais fáceis para limpar e inibem a proliferação de bactérias e fungos. Por conta disso, são aplicados, anualmente, cerca de 1.000.000 m² de revestimento monolítico em pisos de cozinhas por todo o mundo.
Vamos entender um pouco melhor como a cozinha industrial de sua empresa se beneficiará com a aplicação do revestimento monolítico.
Revestimento antiderrapante, mas fácil de limpar
Por serem áreas com frequente derramamento de líquidos e resíduos de alimento e gordura, cozinhas industriais necessitam de revestimentos antiderrapantes para um melhor funcionamento e segurança dos funcionários.
Um revestimento antiderrapante comum geralmente dificulta a limpeza. Já um monolítico antiderrapante não possui porosidade nem juntas, além de contar com rodapé abaulado, o que dificulta o acúmulo e a impregnação de resíduos e facilita muito a higienização deste ambiente que, por se tratar de um local onde é realizada a manipulação de alimentos, possui regras sanitárias mais rígidas.
Maior durabilidade
A produtividade de uma cozinha industrial aumenta significativamente com a aplicação de revestimentos monolíticos, já que estes, além de possuírem uma durabilidade maior se comparados com outros tipos, diminuem significativamente a necessidade de pausas para manutenção.
Praticidade e agilidade
A execução completa é feita de forma rápida, sendo possível concluir a aplicação do revestimento monolítico em até uma noite. Além disso, a liberação da área para uso é feita em apenas 2 horas, ainda que seja um ambiente com temperaturas baixas ou negativas.
Do frio ao calor
O revestimento monolítico possui também as resistências térmica e ao choque térmico necessárias em cozinhas industriais, já que estes ambientes podem possuir câmaras resfriadas, fornos de pães, caldeiras de cocção, estarem sujeitos a respingos de água fervente, entre outras adversidades. Portanto, podem ser aplicados em ambientes com temperaturas extremamente altas e baixas.
Ainda em dúvida?
Se mesmo com todos os benefícios apresentados você ainda estiver em dúvida sobre qual revestimento é o ideal para a sua cozinha industrial, há uma série de elementos que você precisa levar em consideração antes de definir sua escolha:
- O revestimento deve estar de acordo com as regras sanitárias da ANVISA para cozinhas industriais;
- Ter alta resistência mecânica (maquinários pesados) e química (sangue, gordura, açúcar, entre outros);
- Permitir eventuais manutenções sem interditar completamente a cozinha;
- Higienização rápida e econômica;
- Antiderrapância ajustável à necessidade de cada cliente.
Todos esses elementos, importantes para que sua cozinha industrial tenha mais segurança, produtividade e higiene, possuem uma resposta superior com a utilização dos monolíticos.
Outro elemento importante é a contratação de uma empresa em que você possa confiar desde o momento da realização do orçamento até a conclusão da aplicação do revestimento desejado. Uma empresa com anos de experiência em venda e aplicação de revestimentos de qualidade e que esteja comprometida com a excelência.