Qual o melhor piso para frigoríficos?

Qual o melhor piso para frigoríficos?

A utilização de um revestimento apropriado é essencial para manter a fábrica operando normalmente sem interrupção para eventuais manutenções no piso. Não apenas as impregnações, mas a vibração dos maquinários, assim como o tráfego intenso sobre as áreas com paleteiras e empilhadeiras enfraquecem a estrutura do piso e comprometem o concreto. Ataque de sangues, gorduras, ácidos, sanitizantes e choques térmicos são alguns dos problemas mais comuns para quem precisa aplicar um piso em seu Frigorífico, pensando nisso, a Miaki desenvolveu soluções de pisos de fácil limpeza e manutenção. Veja no artigo de hoje, qual o melhor piso para frigoríficos?

A limpeza e conservação do piso são aspectos importantes a serem analisados.

Os pisos que podem ser aditivados com um bactericida desenvolvido especialmente para área de alimentos, ajudando a evitar a proliferação de bactérias, são normalmente a escolha ideal para quem busca um piso de alta performance para o seu frigorífico. A Miaki possui a tecnologia BIOSAN, capaz de evitar esse tipo de situação.

Quando olhamos para pisos de frigoríficos, os pisos de fácil limpeza e conservação, são a solução mais recomendada para o setor de alimentos. Além disso, precisam atender aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Atitudes ou procedimentos prejudiciais quando o assunto é higienização dos pisos. Veja abaixo como evitar!

Os pisos em áreas de frigoríficos são constantemente sujeitos à água e substâncias vindas dos animais, como dejetos, sangue, gorduras entre outros. Além dos ataques químicos constantes, as áreas de processamento podem agregar ambientes de cozimento que são sujeitas a grandes variações de temperatura.

Devido a sua acidez natural, as gorduras animais e proteínas atacam o concreto quando estão desprotegidos, reagindo com o cimento e enfraquecendo o concreto, permitindo que ele esteja cada vez mais suscetível aos danos causados por impactos, abrasão, choques térmicos e outros ataques químicos.

Mas como posso evitar?

Uma boa proteção do substrato é essencial nestas áreas, principalmente pelas questões sanitárias e ajudam a manter a longevidade do seu piso, diminuindo custos com manutenção, limpeza e mantendo um ambiente seguro e agradável para os funcionários. Os pisos a base de poliuretano são altamente recomendados para áreas de processamento de carne e abatedouros.

Pisos muito porosos dificultam a limpeza diária. Pisos de concreto não tem resistência aos químicos da indústria frigorífica. Para os revestimentos monolíticos é essencial seguir o manual de uso e conservação, utilizando os produtos corretos para prolongar a vida útil do sistema e limpar/ conservar o piso com facilidade. Deve ser feita a constante limpeza dos pisos para não gerar impregnações.

Como escolher o piso ideal para as áreas de processamento e manuseio de alimentos?

Áreas de processamento e manuseio de alimentos, principalmente com escorrimento de sangue e produtos químicos necessitam de revestimentos de alto desempenho e resistência química. Um desafio para o mercado. As especificações e necessidades para estas áreas são:

  • Alta resistência ao choque térmico e as altas temperaturas (suporta lavagens com água em temperaturas elevadas para sanitização)
  • Fácil de desengordurar, limpar e higienizar com frequência
  • Alta resistência a diversos produtos químicos
  • O acabamento do revestimento deve ter resistência a abrasão e impactos e arrastamento de cargas pesadas
  • Manter a segurança dos funcionários para tráfego de pedestres e veículos
  • Deve ser antiderrapante em áreas secas e molhadas
  • Não proliferar bactérias

 

Qual o melhor piso para frigoríficos?

A Miaki Revestimentos conta com um departamento de especificação para atender prontamente qualquer solicitação, auxiliando o cliente na compra do melhor sistema. Veja abaixo qual o melhor piso para frigoríficos

Para definirmos o melhor piso para frigoríficos, precisamos analisar primeiro uma tendência: Os pisos à base de uretano estão ganhando peso no mercado de frigoríficos, pois possuem fácil aplicação, alta resistência e antiderrapância, características do PU-CIM, uretano cimentício da Miaki Revestimentos.

Conheça o PU-CIM EPE (Tecnologia GRIP):

Espatulado antiderrapante composto de uma mistura de uretano, pigmentos e quartzo. Indicado para uso em locais de tráfego intenso e molhado, foi projetado para resolver problemas de áreas expostas a condições de impacto mecânico, abrasivo, químico e a variações térmicas, oferecendo excelente proteção e antiderrapância.

Formulado com tecnologia Grip, exclusividade da Miaki no Brasil, o sistema aumenta seu coeficiente de atrito quando molhado, fornecendo maior segurança em áreas molhadas.

Características do sistema:

  •  Superfície antiderrapante;
  •  Cura rápida minimizando o tempo de parada de produção;
  •  Liberação ao tráfego de pessoas após 12 horas;
  •  Liberação ao tráfego pesado após 24 horas;
  •  Excelente resistência à abrasão, ao impacto e resistência química superior;
  •  Coeficiente de dilatação semelhante ao do concreto;
  •  Excelente estabilidade térmica as variações de temperaturas de processo;
  •  Temperatura constante de trabalho de até 120 oC.

Conheça o PU-CIM Saturado:

Nesse sistema, obtemos toda a resistência química e mecânica de um sistema em PU-CIM ao fator antiderrapante, tão importante para a segurança operacional do dia a dia em áreas industriais alimentícios, excepcionalmente com o contato diário de sangue, gordura, xaropes e açúcares.

O sistema é formado por cargas antiderrapantes aspergidos ao acabamento do piso durante sua execução. Aplicado de 4 mm à 6 mm, alia a resistência e cura rápida dos sistemas em poliuretano a um acabamento antiderrapante e de estética diferenciada.

Características do sistema:

  • Acabamento monocromático;
  • Aplicação em temperaturas acima de 10 ºC e operação que variam entre -40 ºC e +120 ºC;
  • Resistência a choques térmicos, química e mecânica;
  • Estética acetinada e cores duradouras, com cura em 12 horas;
  • 3 níveis de textura: fina, média e grossa;
  • Baixa porosidade, permite fácil higienização;
  • Formulado à base de água.

 

Atenções especiais a manutenção do piso do seu frigorífico, dicas da Miaki Revestimentos para você!

Quando o assunto é recuperação de uma base, o objetivo é sempre o mesmo: fazer o reparo de maneira rápida e durável. Independente do seu piso ser concreto, cerâmica, porcelanato ou qualquer outro tipo de revestimento e espessura, o importante é ter uma solução que de maneira rápida devolva a integridade do piso, permitindo o uso normal em menor tempo possível e que resista ao uso agressivo comum a pisos industriais e comerciais.

A linha de argamassas Duraline Repair, foi desenvolvida para ter uma solução de uso simplificado e universal, de cura rápida e uso em profundidades de até 300 mm e aplicação em temperaturas de -25ºC até 30ºC. Com cura de 2 horas, esse sistema proporciona uma resistência à compressão de cerca de 90N/mm2.

A linha consiste em dois produtos:

  • Duraline Repair 50/51 – Aplicação em temperaturas positivas de até 30ºC;
  • Duraline Repair 50/51T – Aplicação em temperaturas de até -25ºC;

Como limpar e conservar o piso do meu frigorífico?

A manutenção e conservação do seu revestimento é muito importante para prolongar a vida útil do sistema e manter suas características. A linha ProCleaner conta com dois produtos desenvolvidos especialmente para a correta limpeza e conservação de revestimentos monolíticos resinados.

  1. Desengordurante e Desengraxante:

Detergente neutro biodegradável, formulado com matérias-primas finamente selecionadas. Altamente eficaz para limpeza em revestimentos monolíticos e cimentícios sujos com óleos, graxas ou gorduras.

  • Produto inovador e certificado com o Selo Food Compliance, para utilização em áreas de preparo alimentar;
  • Permite a remoção de manchas de óleo, graxas e gorduras sem afetar o revestimento;
  • Produto de limpeza seguro ambientalmente, biodegradável e adequado para a utilização em superfícies que exigem constante manutenção;

  1. Limpeza Pesada

 

Altamente eficaz para limpeza em revestimentos monolíticos e cimenticios fortemente encardidos e impregnados.

  • Permite a remoção de manchas e sujidades sem afetar a superfície do material e/ou sua camada de proteção;
  • Produto livre de ácidos, soda cáustica e potassa cáustica;
  • É um produto seguro ambientalmente e biodegradável;
  • Não é tóxico, nem perigoso à saúde;

Permite a remoção de manchas de terra vermelha, ação do tempo e sujidades orgânicas.

VEJA TAMBÉM:

Está em busca de um revestimento monolítico para o seu frigorífico? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Nossa equipe possui vasto conhecimento técnico para em especificar e executar qualquer obra. A Miaki é líder de mercado e está presente no Brasil e Paraguai há 28 anos. Entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário deste link. e receba um atendimento personalizado.

Ainda está com dúvida sobre

Revestimentos Monolíticos?

Preencha para receber conteúdos que irão te ajudar a entender o que são os revestimentos monolíticos e as suas aplicações para o seu negócio.