Você está em dúvidas sobre qual piso é o ideal para ambientes hospitalares? Essa é uma dúvida comum e você verá no artigo a seguir o as razões pelas quais os tomadores de decisão devem utilizar revestimentos monolíticos em ambientes hospitalares. Esses locais requerem limpeza, assepsia e segurança para todas as áreas de circulação – como: quartos, laboratórios e centros cirúrgicos – prevenindo contaminações, além de resistirem ao intenso tráfego de pessoas e macas.
Por que utilizar revestimentos monolíticos em ambientes hospitalares? Pela segurança dos profissionais e pacientes.
O piso hospitalar é um dos itens fundamentais para garantir a segurança de profissionais e pacientes que frequentam o local.
A escolha do piso monolítico é ideal, pois não possuem juntas – o que garante aos ambientes melhor limpeza, assepsia, tráfego intenso de pessoas, equipamentos e macas, além de atender todas as especificações técnicas dos órgãos reguladores.
VEJA TAMBÉM:
- O que é um revestimento monolítico: veja como aplicar
- As 5 características dos revestimentos monolíticos:
Atender a Resolução RDC n° 50, de 21 de fevereiro de 2002 do Ministério da Saúde é um dos motivos principais.
Veja abaixo um resumo do que a ANVISA trata na RDC-50:
“Os requisitos de limpeza e sanitização de pisos, paredes, tetos, pias e bancadas devem seguir as normas contidas no manual Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde 2ª edição, Ministério da Saúde / Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Brasília-DF, 1994 ou o que vier a substituí-lo.
Os materiais adequados para o revestimento de paredes, pisos e tetos de ambientes de áreas críticas e semicríticas devem ser resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes, conforme preconizado no manual anteriormente citado.
Devem ser sempre priorizados para as áreas críticas e mesmo nas áreas semicríticas, materiais de acabamento que tornem as superfícies monolíticas, com o menor número possível de ranhuras ou frestas, mesmo após o uso e limpeza frequente.”
Ministério da Saúde – RDC n° 50, de 21 de fevereiro de 2002.
Os revestimentos monolíticos possuem rodapés que atendem as normas do Ministério da Saúde.
A Miaki desenvolveu uma linha de revestimentos que atendem a todas as exigências da ANVISA, sendo monolíticos (sem juntas) e com rodapé abaulado integrado ao piso, facilitando a limpeza e eliminando cantos vivos que podem acumular sujeiras e bactérias.
Além destes fatores, os revestimentos não proliferam bactérias, auxiliando na assepsia dos ambientes hospitalares.
Mas o que diz a RDC-50 sobre os rodapés para ambientes hospitalares?
Na RDC-50, existem dois parágrafos específicos sobre Rodapés, veja abaixo as normas exigidas pela resolução.
“A execução da junção entre o rodapé e o piso deve ser de tal forma que permita a completa limpeza do canto formado. Rodapés com arredondamento acentuado, além de serem de difícil execução ou mesmo impróprios para diversos tipos de materiais utilizados para acabamento de pisos, pois não permitem o arredondamento, em nada facilitam o processo de limpeza do local, quer seja ele feito por enceradeiras ou mesmo por rodos ou vassouras envolvidos por panos.
Especial atenção deve ser dada a união do rodapé com a parede de modo que os dois estejam alinhados, evitando-se o tradicional ressalto do rodapé que permite o acúmulo de pó e é de difícil limpeza”
Por que utilizar revestimentos monolíticos em ambientes hospitalares?
Está claro que a escolha do piso é uma das etapas mais importantes para os ambientes de um Hospital. Pensando em todos esses aspectos, os revestimentos monolíticos são a escolha ideal para praticamente todos os ambientes hospitalares.
Confira abaixo algumas características e vantagens em revestimentos monolíticos!
- Revestimentos técnicos e estéticos;
- Fácil reparação: sem interditar áreas por longos períodos;
- Rápida aplicação;
- Protegem os substratos contra impregnações;
- Estética duradoura;
- Baixo COV;
- Condutivos e dissipativos;
- Boa resistência abrasiva e a intempéries.
- Texturas: liso e antiderrapantes ideal para cada tipo de ambiente;
- Suporta mudanças de temperatura;
- Resistência química e a impactos;
- Impermeável;
- Fácil limpeza;
- Não proliferam bactérias;
- Rodapés abaulados integrados ao sistema do piso, evitando acúmulo de sujeira.
Confira 6 linhas de revestimentos Miaki indicados para os ambientes hospitalares
- EPOSYSTEM FULL FLAKE (Epóxi)
Sobre uma base autonivelante epóxi, aspergimos uma grande quantidade de FLAKE na cor definida e protegemos todo o sistema com camadas de resina incolor, podendo ser brilhante ou acetinada.
O resultado é um sistema com cor tridimensional de estética única, com alta durabilidade e resistência.
Possibilita o acabamento antiderrapante com a aspersão de esferas de polipropileno, sendo ideais para o uso em hospitais.
- EPOSYSTEM AN (Epóxi)
Formulado para fácil manutenção e limpeza, resistência à impactos, dureza e excelente estética, é indicado para aplicação onde é necessário um acabamento liso, sem emendas, denso, impermeável e com boa resistência a manchas. É uma excelente escolha para áreas de produção secas, ambientes limpos, laboratórios e hospitais.
- EPOSYSTEM COLOR QUARTZ (Epóxi)
Sistema de revestimento constituído pela aspersão de quartzos coloridos e protegidos por um acabamento incolor à base de resina Epóxi. Sua superfície é levemente texturizada, ideal para áreas industriais submetidas a solicitações mecânicas ou químicas, de leve a moderada.
- DURALINE COLOR QUARTZ (MMA)
Autonivelante, monolítico, revestimento 100% a base de MMA (metilmetacrilato) e quartzo colorido.
Ideal para ambientes internos e externos com operação molhada, que necessitem de facilidade de limpeza, antiderrapância duradoura e assepsia.
Sistema de cura rápida e aplicação em temperaturas de até -25ºC, este revestimento de estética atraente pode ter um acabamento de superfície liso ou antiderrapante. O agregado de quartzo está disponível em tamanhos médios e grossos.
- DURALINE AN COLOR (MMA)
Autonivelante, monolítico, revestimento 100% a base de MMA (metilmetacrilato) e quartzo colorido com acabamento em MMA Pigmentado.
Ideal para ambientes internos com que necessitem de facilidade de limpeza, estabilidade de cor, resistência e assepsia. Solução recomendada para indústria de alimentos e bebidas.
Sistema de cura rápida e com estética monocromática de altíssima performance e resistência a intempéries e à abrasão.
- PU-CIM AN (Uretano)
Sistema de revestimento autonivelante, desenvolvido em uretano cimentício, tri-componente, monolítico, liso e com estética uniforme extremamente densa. Indicado para indústrias dos segmentos alimentícios, bebidas, farmacêuticos e químicas, com a necessidade de um piso robusto e de alta durabilidade. O sistema é aplicado habitualmente em espessuras de 2 à 5 mm.
Suas características são extrema resistência mecânica, excelente resistência química e térmica. Ideal para ambientes sujeitos a elevada abrasão
Quer aplicar um sistema de revestimento monolítico em seu hospital? Entre em contato com a nossa equipe!
Nossa equipe possui vasto conhecimento técnico para em especificar e executar qualquer obra. A Miaki é líder de mercado e está presente no Brasil e Paraguai há 28 anos. Entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário deste link. e receba um atendimento personalizado.
Deixe um comentário