De uma forma geral, as indústrias são locais que exigem alta produtividade. Além disso, dependendo da área de atuação, há também a necessidade de alto nível de assepsia, segurança para clientes e colaboradores, maquinários pesados e outras muitas questões que precisam ser levadas em conta. Para todas elas, o piso industrial tem um papel fundamental.
Isso porque um piso industrial que não corresponda às necessidades da empresa acaba trazendo diversos problemas que vão desde gastos excessivos com manutenções frequentes até a casos ainda mais graves como a perda de toda a produção.
No artigo de hoje vamos comentar sobre os principais problemas em indústrias que estão relacionados ao piso industrial, e como evitá-los para que sua empresa possa reduzir os prejuízos e lucrar mais.
O que é um piso industrial?
Piso industrial, piso epóxi, revestimento industrial, Revestimento de Alto Desempenho (RAD)… são vários os nomes para um mesmo produto. Em outras palavras, ele é uma solução baseada em sistemas especiais para revestimento e proteção de pisos por meio de pinturas, multicamadas, argamassados e autonivelantes.
Pode ser composto por materiais à base de poliuretano, uretano, metilmetacrilato ou à base de resina epóxi. O piso industrial é indicado para ambientes com alto tráfego de pessoas, carros, caminhões e maquinários. Por conta disso, é geralmente utilizado em áreas que necessitam de resistência elevada e que suporte tal atrito, áreas industriais com trânsito elevado de caminhões e empilhadeiras, estacionamentos, indústrias químicas e alimentícias, câmaras frias e áreas com forte presença de agentes químicos.
Por conta dessa versatilidade e da importância que um piso tem para uma indústria, o piso industrial está relacionado com vários problemas – e soluções – dentro desse tipo de ambiente. Vamos conferir?
Mudanças bruscas de temperatura ou temperaturas extremas
Indústrias, em especial as que produzem ou manipulam alimentos, podem possuir áreas que apresentam mudanças bruscas de temperaturas ou temperaturas extremas, sejam elas muito altas ou baixas. Isso pode ser um grande problema caso o piso escolhido seja inadequado. Em pouco tempo, um piso impróprio exposto a essas condições começará a apresentar desgastes, e necessitará de manutenção frequente e periódica, causando transtornos à empresa.
Mais até do que a perda de dinheiro com a grande quantidade de reparos, o problema de um piso danificado é que essas áreas trincadas ou quebradas acumulam sujeira e umidade. Isso faz com que bactérias e fungos se proliferem, o que pode comprometer a produção inteira de sua indústria.
Não só isso: a dilatação dos diferentes materiais também precisa ser levada em conta. Nesses ambientes com mudanças bruscas de temperatura ou temperaturas extremas, as diferentes dilatações dos materiais que compõem o local podem danificar o revestimento e, consequentemente, a qualidade do armazenamento e conservação dos produtos. Isso vale para a dilatação das paredes com o piso, do revestimento com o piso de concreto abaixo dele ou das interfaces com as portas.
Um piso industrial que possua a resistência térmica necessária para esse tipo de ambiente fará com que ele dure mais, diminuirá os custos com manutenção contínua e pausas decorrentes dela e possui também a dilatação ideal, sem prejudicar o ambiente como um todo.
Maquinários pesados e alto fluxo de veículos
Máquinas pesadas e grande fluxo de caminhões, carros e pessoas também são elementos que desgastam o seu piso industrial. Essa agressão permanente a um piso inadequado causará um duplo prejuízo. Primeiramente, gastos com reparos serão necessários de forma praticamente contínua. Em segundo lugar, as pausas para a manutenção farão com que o setor pare de produzir.
Pisos industriais possuem alta resistência mecânica e à abrasão, fazendo com que sua empresa economize tempo e dinheiro. Além disso, sua aplicação é rápida, deixando o local pronto para retornar às atividades em pouco tempo.
Altos padrões exigidos de higienização
Há tipos de indústrias que necessitam de um alto padrão de higienização para funcionar de acordo com a lei, como indústrias alimentícias, laboratórios, hospitais e salas limpas, por exemplo. Essas são mais do que exigências legais, mas uma necessidade para oferecer ao consumidor um produto ou serviço seguro e saudável.
Um piso inadequado e poroso, que acumula umidade e contribui para a proliferação de bactérias e concentração de sujeiras, certamente, se torna um grande dificultador dessa higienização. O piso industrial monolítico (aquele sem juntas e nem porosidade e com rodapés abaulados) facilita a limpeza de seu piso e dificulta o acúmulo de resíduos. Portanto, a higienização deste ambiente fica mais ágil.
Ambientes molhados desgastam o piso e podem causar acidentes
Já em outros ambientes industriais, o grande obstáculo acaba sendo o piso molhado. Caso você invista em um piso industrial sem se atentar para esse elemento, sua empresa poderá ter sérios problemas.
Isso porque um piso impróprio irá não apenas se desgastar mais rapidamente, como também será um fator determinante no acontecimento de acidentes envolvendo clientes e colaboradores.
Nesses casos, o piso industrial deve ser não poroso, impermeável, resistente ao contato com a água e outros líquidos, além também de antiderrapante.
Cada ambiente possui uma exigência diferenciada
Indústrias são empresas bastante complexas. Afinal, cada setor tem uma finalidade e, consequentemente, exigências diferenciadas para o piso. Por conta disso, versátil é só uma das necessidades. O piso industrial deve também oferecer várias possibilidades e tipos, de modo que ao menos um possa corresponder completamente às necessidades de cada um desses ambientes.
E é justamente isso que o piso industrial te oferece. Não existe apenas um tipo, mas vários. A Miaki Revestimentos trabalha com vários tipos de resinas: Epóxi, Uretano, Poliuretano e Metilmetatrilato (MMA).
A linha de revestimentos a base de resina Epóxi é asséptica e de fácil aplicação e manutenção. Além disso, conta com resistência mecânica elevada, sendo indicada para ambientes com alto fluxo de pessoas, máquinas ou veículos.
Já a de Uretano é um sistema robusto, especialmente indicado para áreas que necessitem de elevada resistência à abrasão. Afinal, é um sistema voltado para locais de trânsito intenso e áreas de produção. A linha PU-CIM da Miaki, feita a base de uretano cimentício, liso ou antiderrapante, denso e de extrema resistência a abrasão, mecânica e térmica. Já a linha Ureflex, feita com base de poliuretano, é ideal para estações de tratamento de água (Ureflex ETA) e tratamento de esgoto e efluentes industriais (Ureflex ETE). Isso porque tem alta resistência à ataques químicos e à abrasão.
O revestimento à base de MetilMetacrilato (MMA), por sua vez, é mais resistente à ácidos, álcalis, solventes e gorduras. Sua aplicação libera a área em até 2 horas. Portanto, ambientes que necessitam de liberação rápida ganham muito com esse investimento. A aplicação do MMA em ambientes com temperaturas negativas é um ótimo investimento. Isso porque ele possui resistência térmica elevada.
Quer receber informações exclusivas?
Saber dessas informações fará com que você invista no que há de melhor em piso industrial. Afinal, informação de qualidade nunca é demais! Receba conteúdo gratuito e exclusivo sobre piso industrial fazendo o cadastro por esse link. Tudo com a qualidade Miaki Revestimentos.
Deixe um comentário