O piso epóxi é um tipo de Revestimento de Alto Desempenho (RAD) muito utilizado por indústrias de vários setores. Sua superfície é monolítica – sem juntas e com rodapés abaulados -, brilhante e com alta resistência, podendo ser lisa ou antiderrapante.
Se você conhece um pouco sobre revestimentos industriais, até aqui não há nenhuma novidade sobre o que é um piso epóxi. Mas a verdade é que muita gente acaba confundindo esse tipo de revestimento com outros existentes no mercado. Além disso, o piso epóxi é o mais indicado em algumas situações, como em ambientes que necessitam de alto nível de assepsia. Já em outros ambientes, tipos diferentes de revestimentos monolíticos acabam sendo um investimento melhor. Conhecer a característica de cada um fará com que seu investimento seja ainda mais proveitoso.
Nesse artigo, nós abordaremos a respeito desse erro bastante comum ao se falar em piso epóxi: a confusão que muitos empresários fazem ao chamar de epóxi outros tipos de revestimentos monolíticos. Vamos conferir?
O que são revestimentos monolíticos?
Revestimento monolítico, piso industrial, revestimento de alto desempenho… os nomes são variados, mas o significado é o mesmo. Ele é uma solução baseada em sistemas especiais para revestimento e proteção de pisos por meio de pinturas, multicamadas, argamassados e autonivelantes. Existem vários tipos de revestimentos monolíticos no mercado. Eles se diferenciam por conta da base ou resina que o compõem. Cada resina confere ao revestimento uma característica diferenciada. Pode ser composta por materiais cimentícios, à base de poliuretano, uretano, metilmetacrilato ou à base de resina epóxi, cada um com uma finalidade ou exigência diferente.
Os revestimentos de alto desempenho são revestimentos indicados para ambientes com alto tráfego de pessoas, carros, caminhões e maquinários, com ataques químicos frequentes, com grandes variações de temperatura ou temperatura extrema e que necessitem de um piso fácil de limpar e que impeça a proliferação de bactérias. Por conta disso, falamos de áreas que necessitam de resistência elevada e que suporte tal atrito. Áreas industriais com trânsito elevado de caminhões e empilhadeiras, estacionamentos, indústrias químicas e alimentícias, câmaras frias, ou áreas com forte presença de agentes químicos, por exemplo, são as que ganham com a utilização do piso epóxi. Devido aos seus rodapés abaulados e por não possuírem juntas, são também fáceis de limpar, impedem a proliferação de bactérias e, por isso, ajudam empresas a cumprirem as rígidas normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Por conta dessas características, os revestimentos de alto desempenho vem ganhando cada vez mais espaço não apenas em indústrias, como também para comércios, estações de tratamento e saneamento e ambientes corporativos.
Então, o que é um piso epóxi?
O piso epóxi é um revestimento industrial monolítico e de alta resistência. É uma das soluções que as indústrias e comércios encontraram para somar durabilidade, resistência e facilidade na limpeza. A resina epóxi pode ser aplicada sobre outros revestimentos como pisos cerâmicos, porcelanatos ou diretamente sobre o contrapiso.
Apesar de não ser o termo correto, é comum que pessoas chamem qualquer um dos revestimentos monolíticos de piso epóxi. Isso se deve ao fato de que a resina epóxi foi a primeira com essas características a se popularizar na indústria. Por isso, ela é a grande “causadora” de um dos erros mais comuns quando se fala desse tipo de revestimento. Nem todo revestimento industrial é epóxi. Conhecer o que os diferenciam é importante para saber o melhor tipo de revestimento monolítico para cada área de sua empresa.
Em outras palavras, todo piso epóxi é um revestimento monolítico, mas nem todo revestimento monolítico é um piso epóxi. O piso epóxi, por exemplo, além das características já mencionadas, como superfície monolítica, brilhante, alta resistência e antiderrapância duradoura, é geralmente aplicado em áreas que exigem alto nível de assepsia, como salas limpas e laboratórios. Além disso, estacionamentos são ambientes onde o epóxi se adequa bem, tanto por sua maior resistência em comparação a pisos comuns, quanto por sua estética elegante.
O epóxi é versátil, mas, dependendo da situação – como, por exemplo, a característica do ambiente ou agressões externas como produtos químicos ou temperaturas extremas -, ele pode não ser a melhor opção. Já em outras, é o mais indicado.
Conheça as Vantagens do piso epóxi
- Mais resistência: o piso epóxi possui alta resistência, além de ser mais tolerante que um piso comum a diversos tipos de agentes químicos.
- Maior durabilidade: justamente por ser mais resistente, o piso epóxi também dura mais que pisos comuns.
- Diminui a necessidade de reparos: por durar mais, se desgasta menos. Isso faz com que você não precise realizar manutenção do piso com tanta frequência.
- Acabamentos mais refinados: Se você está em busca de um piso com acabamento brilhante, a resina epóxi é uma ótima opção.
- Demarcações e sinalizações: o piso epóxi é versátil quanto ao seu desenho. Por conta disso, ambientes que necessitam de demarcações e sinalizações têm vantagens com o uso desse tipo de piso.
- Limpeza facilitada: Por ser monolítico e liso, o piso epóxi torna a limpeza de seu piso bem mais rápida e fácil. Por conta disso, salas limpas, hospitais e laboratórios utilizam muito esse piso.
- Fácil Manutenção: o piso diminui muito a necessidade de manutenção. A limpeza pode ser feita com um pano umedecido em sabão neutro ou com uma vassoura de cerdas macias.
Se você tem interesse em saber mais sobre pisos epóxi ou outros tipos de revestimentos industriais, faça já o cadastro por esse link e receba mais informações valiosas em conteúdos exclusivos. A Miaki está no mercado de revestimentos há 27 anos, sendo referência do Brasil e Paraguai.
Deixe um comentário