A indústria de laticínios exige cuidados únicos quando o assunto é revestimentos de pisos. Com operação caracterizada pela umidade de suas áreas, higienização constante dos ambientes, contato frequente com água, além do intenso tráfego de pessoas, funcionários e máquinas pesadas, essa indústria requer cuidados ao escolher os revestimentos de pisos. Veja nesse artigo os revestimentos de pisos mais indicados para laticínios.
Antiderrapância e tração são fatores importantes antes de escolher.
Atendendo as normas da ANVISA e também visando a segurança dos profissionais que trabalham constantemente sobre áreas molhadas, característica comum nos laticínios – a antiderrapância e tração são fatores importantes – por isso o responsável pela obra deve entender os principais sistemas que atendem a essas necessidades.
Um exemplo comum são as áreas de congelamento e salas de armazenamento, pasteurização, salas de produção e até mesmo as salas de ordenha e instalações de processamento de laticínios, que apresentam altos riscos de deslizamento constante.
Pensando nesses aspectos, a Miaki desenvolveu formulações antiderrapantes ajustáveis a necessidade de cada ambiente de um laticínio, adequando a qualquer tipo de operação para garantir o desempenho e a durabilidade dos sistemas.
A importância do revestimento de piso para laticínios
O piso em um laticínio é parte importante do processo produtivo, pois a escolha errada do revestimento dificulta a movimentação, encarece a higienização, coloca em risco seus funcionários e visitantes e em muitos casos, inviabiliza a operação de forma produtiva e eficiente.
Por isso quando você escolhe um revestimento monolítico adequado, você evita a maior parte dos problemas que podem fazer com que a sua operação tenha que parar de funcionar.
Pensando nisso, a Miaki desenvolveu alguns sistemas que se adequam a todas as necessidades do laticinista, que pode ter a tranquilidade de contar com soluções feitas por pessoas que estudam e desenvolvem soluções para este segmento tão específico, do piso até o teto.
Um segmento que requer cuidados especiais
O desenvolvimento de pisos para a indústria de laticínios é específico, complexo e que demanda muita pesquisa e desenvolvimento para o fabricante. Além da segurança no trabalho, as gorduras orgânicas, lactose e proteínas do leite e produtos derivados corroem e impregnam os pisos de concreto, sendo absorvidos profundamente pelos pavimentos e prejudicando a integridade do piso.
Além disso, pisos úmidos ou molhados somados com óleos e gorduras são propícios a acidentes de deslizamento e quedas.
Veja abaixo algumas vantagens de instalar um sistema de revestimentos monolíticos Miaki em seu laticínio:
- Alta durabilidade, acima dos revestimentos tradicionais;
- Antiderrapância ajustável a cada ambiente;
- Fácil limpeza e conservação, atendendo as normas da Anvisa;
- Resistência a choques térmicos, abrasão, tráfego intenso e ataques químicos;
- Bactericida;
- Baixo odor;
- Rápida aplicação e fácil manutenção;
- Cura em baixas temperaturas.
Confira os revestimentos de pisos mais indicados para laticínios da Miaki:
-
PU-CIM AN GRIP (Uretano)
Sistema de revestimento a base de uretano, autonivelante, liso, denso, acetinado, aditivado com agentes anti-oxidantes e catalisado com agente de cura especialmente desenvolvido para minimizar o amarelamento causado por radiação UV.
O PU-CIM AN Grip é formulado com tecnologia Grip, exclusividade da Miaki Revestimentos no Brasil, fornecendo maior segurança em áreas molhadas, característica principal de um laticínio.
O sistema Grip aumenta seu coeficiente de atrito quando molhado, além de contar com excelente resistência a impacto, abrasão, temperatura e boa resistência química.
O sistema é aplicado em espessuras de 2 a 5 mm, indicado para aplicação em laticínios.
-
Duraline Color Quartz (MMA)
Revestimento autonivelante, monolítico, 100% a base de MMA (metilmetacrilato) e quartzo colorido, é ideal para ambientes internos e externos com operação molhada, que necessitem de facilidade de limpeza, antiderrapância duradoura e assepsia – todos os requisitos básicos de um laticínio, essa solução á altamente recomendada para quem busca um sistema completo.
Cura rápida e aplicação em temperaturas de até -25ºC são outras características deste revestimento de estética atraente. Pode ter um acabamento de superfície liso ou antiderrapante e o agregado de quartzo está disponível em tamanhos médios e grossos.
-
PU-CIM AN (Uretano)
Um sistema de revestimento autonivelante, desenvolvido em uretano cimentício, tri-componente, monolítico, liso e com estética uniforme extremamente densa.
É altamente indicado para laticínios, com a necessidade de um piso robusto e de alta durabilidade. O sistema é aplicado habitualmente em espessuras de 2 à 5 mm e suas características principais são: extrema resistência mecânica, excelente resistência química e térmica.
Recomendado para ambientes sujeitos a elevada abrasão.
-
PU-CIM Saturado (Uretano)
Sistema de revestimento antiderrapante, desenvolvido em uretano cimentício, tri-componente, monolítico e com estética uniforme extremamente densa.
Neste sistema, juntamos toda a resistência química e mecânica do autonivelante ao fator antiderrapante, tão importante para a segurança operacional do dia a dia em um laticínio – ambiente com contato constante de água, gorduras, leite, etc.
O sistema é formado por cargas antiderrapantes aspergidas ao acabamento e pode ser aplicado de 4 mm à 6 mm. Esse sistema alia a resistência e cura rápida dos sistemas em uretano a um acabamento antiderrapante e de estética diferenciada.
Você está em busca da solução ideal de revestimentos de piso para laticínios?
Caso você queira suporte para ajudar na escolha do piso ideal para o seu laticínio, sem parar a sua operação, entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário deste link.
Deixe um comentário