Os revestimentos de alto desempenho (RAD) são uma solução baseada em sistemas especiais para revestimento e proteção de pisos através de pinturas, multicamadas, argamassados e autonivelantes. Pode ser composta por materiais cimentícios, à base de poliuretano, uretano, metilmetacrilato ou à base de resina epóxi.
Os revestimentos de alto desempenho são revestimentos indicados para ambientes com alto tráfego de pessoas, carros, caminhões e maquinários. Por conta disso, falamos de áreas que necessitam de resistência elevada e que suporte tal atrito. Pode ser utilizado, principalmente (mas não só) em áreas industriais com trânsito elevado de caminhões e empilhadeiras, estacionamentos, indústrias químicas e alimentícias, câmaras frias, ou áreas com forte presença de agentes químicos.
Por conta dessas características, os revestimentos de alto desempenho vem ganhando cada vez mais espaço não apenas em indústrias, como também para comércios, estações de tratamento e saneamento, ambientes corporativos. Agora que você entendeu o que são os RAD’s, fica outra pergunta: o que faz do revestimento monolítico o melhor tipo de revestimento de alto desempenho? Vamos entender.
Revestimento monolítico
Antes de tudo, vamos entender o que é um revestimento monolítico e quais são as vantagens de investir nesse material especificamente. A principal característica desse revestimento são suas resistências química, mecânica, abrasiva, térmicas e estética do que outros tipos de revestimentos de alto desempenho. Essas características fazem com que ele dure mais do que outros tipos de revestimentos.
O monolítico veda completamente a base existente, possui rodapés abaulados e arremates perfeitos, eliminando, assim, os pontos de fragilidade do piso, facilitando a higienização. Outro ponto que vai contribuir muito com sua empresa é que ele atende às normas sanitárias, especialmente em indústrias ou comércios com manipulação ou produção de alimentos.
Há também uma redução significativa dos gastos com manutenção, além de possuírem aplicação mais rápida e de serem visualmente bonitos, sendo possível escolher o estilo estético mais adequado com a necessidade de cada ambiente.
Ainda que o monolítico apresente todas essas qualidades, há algumas práticas que farão com que o seu revestimento monolítico dure ainda mais, tanto em relação à limpeza, conservação ou manutenção.
A Miaki Revestimentos trabalha com diversos tipos de resinas: Epóxi, Uretano, Poliuretano e Metilmetatrilato (MMA). Vamos conhecer melhor cada uma delas?
· Epóxi: a linha de revestimentos a base de resina Epóxi é asséptica e de fácil aplicação e manutenção. Conta resistência mecânica elevada, sendo indicada para ambientes com alto fluxo de pessoas, máquinas ou veículos.
· Uretano/Poliuretano: Sua composição é uma mistura de uretano, pigmentos e quartzo, o que torna esse um sistema robusto, especialmente indicado para áreas que necessitem de elevada resistência à abrasão. É um sistema voltado para locais de trânsito intenso e áreas de produção que não tenham contato frequente com umidade e líquidos em geral. A Miaki possui a linha PUC-CIM, feita a base de uretano cimentício, liso ou antiderrapante, denso e de extrema resistência a abrasão, mecânica e térmica. Já a linha Ureflex, feita com base de poliuretano, é ideal para estações de tratamento de água (Ureflex ETA) e tratamento de esgoto e efluentes industriais (Ureflex ETE) devido a sua alta resistência a ataques químicos e a abrasão.
· MetilMetacrilato (MMA): A linha de revestimentos em MetilMetacrilato – MMA tem a formulação de sua base em metilmetacrilato, uma resina importada da Alemanha, muito utilizada em revestimentos industriais e comerciais. Entre suas principais características, estão a resistência a ácidos, álcalis, solventes e gorduras. Sua aplicação libera a área em até 2 horas, sendo ideal para ambientes que necessitem de aplicação rápida. Por ter resistência térmica elevada, pode ser aplicado em ambientes com temperaturas negativas.
Para atender a qualquer ambiente, seja industrial ou corporativo, a Miaki desenvolveu ainda variações de composição de suas linhas.
· Autonivelantes: são linhas de revestimentos desenvolvidas a base de poliuretano cimentício ou epóxi, e leve (com até 5 milímetros de espessura). Possui cores sólidas e sem texturas, além de ser assépticos e de fácil manutenção. Suas resistências mecânica e química são elevadas.
· Autonivelante Saturado: são sistema de revestimentos monolíticos composto por quartzos pigmentados, com granulometria (textura) e cor que podem variar de acordo com o desejo e necessidade do cliente. Resulta em um piso com padrão estético de sofisticação elevada, além de altas resistências mecânica e abrasiva. Indicado para ambientes internos em ambientes comerciais, corporativos, cozinhas industriais e áreas de produção.
· Espatulados É uma linha desenvolvida em poliuretano cimentício e epóxi. Possui altas resistências mecânica, térmica e estética. É utilizada principalmente para uso em áreas de produção seca e trânsito intenso. Sua espessura, que varia de 2 a 5 milímetros, pode ser escolhida de de acordo com a necessidade de resistência mecânica e a abrasão do ambiente.]
· Multicamadas: Os sistemas multicamadas — ou multilayer — possibilitam a variação da espessura, escolhida de acordo com a resistência a impactos desejada. Aplicado geralmente em ambientes comerciais, industriais e corporativos com exigências médias de resistência.
É só o material que importa?
O material dos revestimentos de alto desempenho importa muito, mas não é o único elemento que deve ser levado em conta. Sua aplicação deve ser feita por uma empresa especializada e que domine a técnica. A Miaki Revestimentos realiza a capacitação de todos os seus licenciados, com o objetivo de manter a excelência na qualidade e usar todo o grande potencial de seus produtos.
Deixe um comentário