Por diversos motivos, o piso industrial é um elemento extremamente importante para uma cozinha industrial. Afinal, seja em cozinhas industriais em fase de elaboração de projeto ou aquelas já construídas, o piso industrial influencia em diversos fatores. Como exemplo temos a produção, a qualidade do serviço, questões sanitárias, a segurança dos seus colaboradores e também a frequência com que as manutenções são necessárias.
Dentre os vários tipos de piso industrial, o revestimento monolítico é o que se se destaca, devido aos benefícios que ele trás à sua cozinha. Anualmente, cerca de 1.000.000 m² de revestimento monolítico são aplicados por todo o mundo. Isso não é mera coincidência. As indústrias já testaram e aprovaram o produto, que possui diversas características que contribuem para o melhor custo-benefício. Para que não haja dúvidas a respeito das vantagens do revestimento monolítico para a cozinha de sua indústria, nós separamos cinco dicas para que você faça a escolha do melhor produto com propriedade, de forma consciente e que beneficie a produção de sua indústria como um todo. Vamos conferir?
Invista em um Piso industrial que cumpra as exigências da Anvisa
Você deve ter atenção redobrada quando o assunto é sanitização em cozinhas industriais. Afinal, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possui exigências rígidas
para os pisos de empresas e indústrias, especialmente aquelas que produzem ou manipulam alimentos, como é o caso das cozinhas industriais.
Dentro desse conjunto de normas da Anvisa, há um item específico que fala sobre pisos de indústrias e empresas:
“Os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada. Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.”
Empresas flagradas desobedecendo as regras da Agência estão sujeitas a advertências, multas e até interdições. Em casos mais graves e recorrentes, a empresa pode perder até a sua licença para funcionar.
A preocupação das indústrias com questões sanitárias, porém, vão muito além das possíveis punições impostas pela Anvisa. Toda marca tem como principal produto a sua própria imagem e credibilidade. Ou seja, um negócio – especialmente os do setor alimentício – que não se ajusta aos padrões sanitários tem a sua credibilidade afetada. Uma indústria sem credibilidade ou com má fama está fadada ao fracasso.
Ou seja, os prejuízos para os empreendimentos irregulares ultrapassam os limites impostos pela legislação. Afinal, uma punição traz danos à imagem da marca. Por tudo isso, a escolha correta do piso industrial faz toda a diferença.
Ao contrário de outros tipos de piso industrial, o monolítico não possui porosidade e nem juntas, e conta com rodapé abaulado integrado ao piso. Na prática, isso quer dizer que ele facilita a limpeza de seu piso e dificulta a proliferação de bactérias e o acúmulo e a concentração de sujeiras. Tudo o que sua cozinha industrial precisa!
Invista em um piso industrial que seja resistente à umidade e gordura
Os pisos de cozinhas industriais podem apresentar um desgaste elevado também por conta do contato frequente com a umidade e a gordura, fazendo com que ele se desgaste mais rápido e contribua para a proliferação de bactérias.
Você pode investir em revestimento monolítico para locais sujeitos à umidade, ao contato com gordura e sangue e também a ambientes molhados. Isso porque possuem a resistência necessária para que você não precise realizar manutenções frequentes devido a esse problema. Além disso, é mais seguro, já que possui antiderrapância ajustável às necessidades de cada ambiente.
Invista em um piso industrial que proporcione segurança aos seus colaboradores
A umidade e a gordura podem também ampliar muito o risco de acidentes dentro do local de trabalho. Algumas linhas de revestimento monolítico possuem não apenas antiderrapância elevada, mas ajustável de acordo com a sua necessidade, tornando o ambiente mais seguro para os colaboradores de sua cozinha. Afinal, um local seguro é vantajoso tanto para sua empresa quanto para o seu funcionário.
Invista em um piso industrial que tenha aplicação rápida e que dure mais
Esses são tópicos que contribuem para a produtividade de sua cozinha. Você terá muitos benefícios ao investir em um piso industrial que tenha aplicação rápida. Dessa forma, você poderá colocar sua cozinha industrial em funcionamento sem muita demora. Já um piso resistente diminui a necessidade de manutenção, já que demora mais para se desgastar.
Mais uma vez, o revestimento monolítico é a melhor opção. Afinal, a durabilidade é uma das principais características do revestimento monolítico. Além disso, não possui juntas e permite arremates perfeitos em ralos e interferências, eliminando pontos de fragilidade. É um revestimento que exige menos manutenção e, consequentemente, menos paralisações no trabalho. Além disso, sua aplicação é rápida, de modo que o trabalho pode ser realizado em apenas uma noite, deixando sua cozinha pronta para o uso já no dia seguinte.
Invista em um piso industrial com alta resistência térmica
Por conta de suas características de produção — já que podem possuir câmaras resfriadas, fornos de pães, caldeiras de cocção e estarem sujeitas a respingos de água fervente, entre outras adversidades — as mudanças bruscas de temperatura e temperaturas extremas são uma constante em cozinhas industriais.
Um piso industrial inadequado exposto a essas condições apresentará problemas em pouco tempo, como rachaduras, acúmulo de bactérias, baixa sanitização, entre outros. Esses problemas vão, certamente, interferir em vários aspectos de sua cozinha, como na qualidade do produto oferecido, segurança dos funcionários e até problemas com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Você poderá solucionar esse problema facilmente com o investimento em revestimentos monolíticos. Afinal, eles possuem a resistência térmica necessária para esse tipo de ambiente, o que possibilitará a ele uma maior durabilidade, diminuindo, assim, os custos de manutenção contínua e as pausas decorrentes dela. Se você investir em um piso industrial adequado para o tipo de ambiente específico em que ele é aplicado, mais vantagens você e sua empresa terão.
Dica extra: invista em profissionais capacitados e que saibam aproveitar o melhor do revestimento monolítico
Agora que apresentamos os motivos do monolítico ser o revestimento ideal para a sua cozinha, você não pode esquecer de contratar profissionais capacitados para realizar a aplicação na sua cozinha industrial. A Miaki Revestimentos é uma empresa que capacita todos os seus licenciados, de forma a proporcionar aos seus clientes 100% da sua excelência de seus produtos.
Se você trabalha na área e gostou de nossas dicas, então entre nesse link e se cadastre. Vamos selecionar as melhores empresas de cada segmento de mercado que atuamos, com o objetivo de compartilhar conhecimentos exclusivos, conquistados ao longo de nossa experiência.
Deixe um comentário