Como impermeabilizar uma estação de tratamento de água ou esgoto?
As estações de tratamento de água e esgoto são fundamentais para a preservação do meio-ambiente e como soluções mais sustentáveis para garantir a qualidade da água destinada ao consumo humano e industrial. No caso de hoje, falaremos um pouco mais sobre a impermeabilização dessas estruturas e os seus principais benefícios. Veja em detalhes como impermeabilizar uma estação de tratamento de água e esgoto.
Estações de Tratamento e Esgoto, o que são?
As Estações de Tratamento de Esgoto, mais comumente conhecidas também através da sigla ETE, são unidades operacionais do sistema de saneamento que especificamente recebem as cargas poluentes do esgoto e devolvem o efluente tratado a corpos d`água como rios. Essa atividade acaba por reduzir os principais impactos ambientais relacionados ao esgoto, que poderiam ser causados sem o tratamento adequado.
Além disso, o não funcionamento de maneira adequada de uma ETE, pode gerar punições elevadas, por este motivo, a impermeabilização correta e o uso da forma recomendada, evita que as indústrias sejam punidas legalmente e judicialmente pela destinação incorreta dos efluentes gerados.
Como funcionam as Estações de Tratamento de Água
As estações de tratamento de água, ou também conhecidas pela sua forma abreviada (ETA) são locais que realizam a purificação da água captada de alguma fonte, para que assim ela se torne própria para o consumo humano ou industrial. Assim, abastecem de alguma forma uma determinada população ou indústria (as). A captação normalmente é feita em rios ou represas (água bruta) que possam suprir uma demanda específica por água de indústrias que serão abastecidas por este processo.
Antes de chegar as indústrias ou a população, a água precisa passar por um sistema de distribuição de água através de adutoras, passando por um processo rigoroso de tratamento com várias etapas. Essas estruturas precisam ser impermeabilizadas para evitar vazamentos e infiltrações.
Por que a impermeabilização dessas estações é tão importante?
Essas estruturas em grande parte, grandes, são setorizadas e todas as suas superfícies internas estão em contato constate com água e diversas outras substâncias químicas. Essas superfícies, além de tudo, são constantemente submetidas à abrasão e/ou ataques químicos durante praticamente o dia inteiro, e durante todo o processo de tratamento que precisa ser realizado, independente se ser em uma estação de tratamento de água ou esgoto.
Devido a este motivo, torna-se fundamental a impermeabilização adequada das ETA/ETE’s , garantindo a purificação da água e o descarte de efluentes dentro das normas legais de proteção. Além disso, essa impermeabilização poderá evitar as principais patologias dessas estruturas, como os vazamentos e infiltrações.
Como impermeabilizar uma estação de tratamento de água ou esgoto?
A Miaki Revestimentos é especializada em revestimentos monolíticos de alto desempenho, e por essa grande expertise, iniciamos no mercado de impermeabilização industrial.
Embora novos no segmento de impermeabilização, estamos há décadas no mercado de revestimentos resinados monolíticos. Nossos sistemas em MMA e Poliuretano Vegetal – este último que falaremos na sequência – são inteiramente importados da Alemanha e instalados por equipes treinadas por nós. Treinamentos técnicos, acompanhamento em obras e equipe própria para suporte em obras complexas fazem parte de nossa estrutura de apoio aos nossos licenciados. Além de impermeabilizações em MMA e PU Vegetal, a Miaki fabrica uma extensa gama de revestimentos para:
- Pisos industriais em Epóxi, PU e MMA;
- Pisos Decorativos em Epóxi, PU e poliaspárticos;
- Sinalizações para áreas externas;
- Sistemas para pisos e paredes Microcim.
Qual a melhor maneira de impermeabilizar uma estação de tratamento de água ou esgoto?
Nossos sistemas de baixo peso estrutural oferecem proteção extremamente duradoura, com material moldável a desenhos complexos, é resistente a anos de uso permitindo a impermeabilização confiável sobre jardins suspensos, áreas fracionadas ou áreas com total flexibilidade arquitetônica.
A elasticidade de nossas resinas permite o uso sobre trincas com potencial de movimentação, formando sempre uma solução monolítica eliminando pontos de fragilidade.
Veja abaixo um pouco sobre a nossa linha de impermeabilização para estações de tratamento de água e esgoto!
- Ureflex ETE
- Ureflex ETA
Poliuretano Vegetal, uma solução para estações de tratamento de água ou esgoto
Apesar da grande evolução da tecnologia do concreto, os sistemas de tratamento de água e esgoto são cada vez mais agressivos, colocando em risco a operação e durabilidade das estruturas de saneamento.
Por este motivo, a escolha de um sistema de impermeabilização e proteção eficiente é de extrema importância, tanto para estruturas novas como para estruturas existentes, pois a tecnologia de concreto utilizada na sua construção não atende as solicitações atuais.
Conheça abaixo nossas opções para ETE e ETA:
- Ureflex ETA:
Toda estação de tratamento de água e efluente exige uma estrutura estanque e tratada.
O Ureflex ETA, revestimento flexível, a base de Poliuretano Vegetal, com boa resistência abrasiva e atóxico resulta em uma superfície renovada, de fácil limpeza, livre da presença de bactérias e umidade.
Alta resistência química, elasticidade e flexibildiade, são características essenciais para o revestimento deste tipo de reservatório, onde a água é tratada através da cloração e aplicação de UV ou ozônio, além de sofrer constante movimentação e dilatação da estrutura pela temperatura ou alta pressão da água.
Produto 100% livre de solventes e metais pesados, o sistema ideal para proteção e impermeabilização de reservatórios de água tratada e potável, atendendo as especificações da NBR 12170.
Opções do sistema:
Ureflex ETA 500 – Reservatórios de água tratada (RAT)
Ureflex ETA 1000 – Estações de tratamento de água
- Ureflex ETE
A impermeabilização das estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais, é a maneira mais eficiente de proteção ambiental contra contaminações.
Através da proteção química e mecânica do Ureflex ETE, torna-se possível impermeabilizar estes ambientes garantindo a completa estanqueidade em ambientes mais agressivos com possíveis concentrações de sólidos e produtos químicos diluídos.
O Ureflex ETE, a base de Poliuretano Vegetal possui boa resistência química e a abrasão, garantindo a integridade do sistema nestes ambientes, além de formar uma membrana impermeável e monolítica (sem juntas), aplicável em duas espessuras, de acordo com cada necessidade.
Opções do sistema:
Ureflex ETE 1500 – ETE com baixa concentração de sólidos
Ureflex ETE 2000 – ETE com alta concentração de sólidos e efluentes industriais
VEJA TAMBÉM
- Saiba qual a melhor resina para pisos externos
- Os benefícios do epóxi para o seu piso industrial
- Como fazer o reparo do seu piso de forma rápida
Quer uma ajuda de nossos especialistas para impermeabilizar a sua estação de tratamento de água ou esgoto?
Nossa equipe possui vasto conhecimento técnico para limpeza e conservação dos revestimentos monolíticos. A Miaki é líder de mercado e está presente no Brasil e Paraguai há 28 anos. Entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário deste link. e receba um atendimento personalizado.
Deixe um comentário