Como fazer reparo de piso industrial da melhor maneira?
Quando o assunto é recuperação de uma base, o objetivo é sempre o mesmo: fazer o reparo de maneira rápida e durável. Independente do seu piso ser concreto, cerâmica, porcelanato ou qualquer outro tipo de revestimento e espessura, o importante é ter uma solução que de maneira rápida devolva a integridade ao seu piso, permitindo o uso normal em um menor tempo possível e que resista ao uso agressivo comum a pisos industriais e comerciais. No artigo de hoje, veja como fazer reparo de piso industrial da melhor maneira!
Os pisos industriais precisam de mais cuidados que os pisos convencionais.
Os pisos industriais, por sua natureza estão sempre mais sujeitos a um ambiente ligeiramente mais agressivo quando comparados aos pisos residenciais, por exemplo.
Algumas indústrias, como as indústrias alimentícias, de bebidas, farmacêuticas, laticínios e frigoríficos, requerem cuidados especiais, é comum necessitarmos de pisos que estejam com o aspecto limpo para evitar riscos de contaminação nos produtos que são manipulados nestes ambientes.
Quando falamos desse tipo de indústria, o desgaste faz parte do processo, e em muitos casos são necessários reparos ou até mesmo manutenções mais constantes.
Como evitar prejuízos e fazer reparo de piso industrial da melhor maneira?
Quase sempre que ouvimos sobre reparos e manutenção, automaticamente nos veem a cabeça uma única coisa: parar a fábrica e interromper o processo produtivo, o que consequentemente irá acabar gerando prejuízos para o empresário.
É neste momento que surgem algumas dúvidas: como fazer reparo de piso industrial da melhor maneira? Qual material devo escolher para este reparo? Quando devo realizar?
Vamos tirar essas dúvidas no artigo de hoje!
Quais são os principais motivos que danificam um piso industrial?
Os pisos industriais são mais resistentes que os pisos residenciais, tem uma facilidade de limpeza maior, resistência abrasiva, mecânica e a alto tráfego de pessoas e máquinas. Isso faz com que o piso tenha uma vida útil maior, porém em muitos casos, os pisos podem danificar de maneira mais rápida, exigindo reparos e manutenções que não estavam previstas. Veja abaixo os principais motivos que causam problemas nos pisos industriais.
-
Uso indevido do piso industrial
Para qualquer piso industrial, é necessário ter uma estimativa correta do peso, movimentação de máquinas, tráfego, e qualquer tipo de carga a que o piso estará submetido durante o seu dia a dia. Isso evitará qualquer problema e será possível dimensionar corretamente o volume e armação do concreto, execução de juntas de dilatação e outros materiais necessários para o bom funcionamento do piso, sem levar riscos aos colaboradores.
Quando os cálculos são feitos de maneira equivocada, ou ainda se a utilização do piso mudar ao longo dos anos, exigindo esforços maiores do que inicialmente foi pensado para suportar, o risco de surgir patologias comuns no piso, como surgimento de trincas e fissuras será eminente.
-
Falha de execução do projeto
Os pisos industriais precisam ser executados por empresas especializadas nesse tipo de produto. Caso contrário, a chance de existir uma falha de execução do projeto é imensa.
É muito comum vermos problemas que acontecem durante o processo de cura, caso não tenha sido feito de maneira adequada, pode aumentar a retração e o surgimento de fissuras, além de comprometer a resistência do material,
-
Uso de produtos químicos em excesso para limpeza do piso industrial
Duas das principais patologias que ocorrem em pisos industriais de concreto são a delaminação (também conhecida como desplacamento) e o desgaste superficial.
Segmentos de pisos industriais que necessitam de limpeza constante, principalmente devido as normas reguladoras, como as da ANVISA, sofrem mais com esse tipo de problema.
O uso de produtos de limpeza fortes e não recomendados para os revestimentos monolíticos podem acarretar danos significativos para os pisos. Por isso, é necessário cumprir com os requisitos técnicos e as exigências de produtos recomendados para cada tipo de piso.
A Miaki Revestimentos possui uma linha específica para limpeza e conservação de revestimentos monolíticos. Por isso, evite produtos fortes e abrasivos que aceleram o processo de desgaste superficial, pois este é talvez o principal motivo para intervenções e manutenção nos pisos industriais.
Como fazer reparo de piso industrial da melhor maneira?
Falaremos um pouco sobre como reparar o seu piso industrial da melhor maneira, é claro: sem pausar por longos períodos a sua produção!
A Miaki Revestimentos, especialista em revestimentos monolíticos de alto desempenho, possui 2 linhas especificas de argamassas que cumprem a função de reparação rápida do piso, de maneira prática e que você poderá realizar sem muitos conhecimentos técnicos.
Veja abaixo um pouco sobre as linhas Duraline Repair e PU-CIM Repair!
-
PU-CIM Repair
A Argamassa PU-CIM Repair da Miaki Revestimentos foi desenvolvida para ser uma solução de uso simplificado, universal e de cura rápida!
Independente do piso ser de concreto, cerâmica, porcelanato ou qualquer outro tipo de revestimento e espessura, o PU-CIM Repair devolve a sua integridade rapidamente, permitindo o uso normal em um menor tempo possível e com a resistência necessária ao uso agressivo comum a pisos industriais e comerciais. ⤵
Suas características:
Cura rápida (4h em temp. de 10ºC a 30ºC)
Resistência à compressão (cerca de 60N / mm2)
Uso em profundidades de até 300 milímetros
Excepcional aderência a diversos substratos
Embalagem pré-dosada e manuseio simples
4 cores e excelente acabamento
Self Primer
Fácil higienização
-
Duraline Repair
Se você está em busca de uma solução rápida e eficaz para o reparo do seu piso, você precisa conhecer a Duraline Repair (MMA), uma argamassa de uso simplificado e universal para reparos de pisos! ⤵
Ela é recomendada para supermercados, câmaras frias e congeladas, depósitos, áreas de circulação, centros logísticos e áreas fabris. A Duraline Repair (MMA) é a única argamassa nacional com cura rápida (2 horas) em até -25ºC!
Possui excepcional aderência a diversos substratos e excelente resistência química e mecânica, além de estar disponível em 3 cores. ✔
VEJA TAMBÉM:
- Como reparar a câmara fria do seu frigorífico
- Cozinha industrial: como renovar o seu piso sem quebra-quebra
- Como fazer o reparo do seu piso de forma rápida e prática
Está em busca de uma solução para reparar o seu piso industrial? Entre em contato com o nosso time de especialistas!
Nossa equipe possui vasto conhecimento técnico para em especificar e executar qualquer obra. A Miaki é líder de mercado e está presente no Brasil e Paraguai há 28 anos. Entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário deste link. e receba um atendimento personalizado.
Deixe um comentário