Os benefícios dos revestimentos anticorrosivos são inúmeros. Afinal, um revestimento comum não possui as características necessárias para todo o tipo de ambiente e indústria. O revestimento anticorrosivo, por exemplo, surgiu no cenário industrial para proteger as superfícies contra fluidos e ambientes corrosivos. Eles substituíram as ligas de metais nobres que, apesar de oferecerem boa resistência à corrosão, eram extremamente caras e não tão versáteis. Os benefícios dos revestimento anticorrosivos são inúmeros.
Além de serem mais econômicos, os revestimentos anticorrosivos possuem características como: maior resistência e durabilidade, alta impermeabilidade, facilidade na limpeza, entre outros benefícios.
Por que usar um revestimento anticorrosivo?
Essa é uma resposta simples. Economia com manutenção frequente, aumento da produtividade e eliminação do risco de contaminação da base e do meio ambiente. Como já foi dito acima, o anticorrosivo representa economia em relação às ligas de metais. Isso se deve não apenas devido ao custo do material, mas pelos inúmeros benefícios que o revestimento monolítico apresenta. Por serem mais resistentes à corrosão, ele possibilita que sua empresa produza mais, já que diminuem a necessidade de manutenção e, consequentemente, as interrupções na produção para realizar tais reparos.
E é exatamente por possuírem uma resistência química elevada — o que significa que ele possui maior durabilidade do que outros tipos de revestimentos quando em contato com produtos químicos agressivos —, que eles diminuem gastos significativos de sua empresa com a manutenção dos diques, bases e pisos.
Outras características e benefícios dos revestimentos anticorrosivos
Através de camadas intercaladas entre resinas (específicas para cada tipo de resistência química necessária) com véus e fibras de vidro, os revestimentos anticorrosivos formam um material de alta resistência mecânica e excelente impermeabilidade. Além disso, é possível que ele seja aplicado estruturas complexas. Sua utilização tem como consequência uma proteção abrangente e resistência a deformações.
Como o próprio nome já diz, outro benefício dos revestimentos anticorrosivos é a sua resistência à corrosão. Essa característica, a mais importante desse material, fornece durabilidade e economia para as indústrias. Além disso, por ser impermeável e resistente, evita acidentes que podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente, trazendo impactos negativos para a imagem e finanças de sua empresa (com processos ambientais, por exemplo) e, principalmente, ao meio ambiente como um todo.
Ou seja, o revestimento anticorrosivo não só beneficia a produção industrial. Ele é também fundamental para evitar falhas, acidentes ambientais e vazamentos causados pela corrosão.
Onde ele pode ser utilizado?
Vários setores industriais, como de Petróleo e gás, Sucroalcooleiro, Galvanoplastia, Mineração, Saneamento, Papel e Celulose e Alimentos e Bebidas, podem ser beneficiados com a utilização de revestimentos anticorrosivos. Afinal, ele é um material versátil e permite à empresa economizar. A economia vem de uma série de elementos, como manutenção de equipamentos e pausas na produção.
Para se ter uma ideia, é esse o material utilizado em Estações de Tratamento de Esgoto e Água, reconhecidos por serem ambientes extremamente agressivos ao revestimento e que exigem impermeabilização total.
Conheça a linha de revestimentos anticorrosivos da Miaki
Agora você já conhece todos os benefícios que os revestimentos anticorrosivos podem proporcionar à sua empresa. Chegou a hora então de conhecer a linha de anticorrosivos da Miaki. Os revestimentos anticorrosivos da Miaki representam uma das mais eficientes e duradouras tecnologias para a proteção de superfícies de pisos, tanques, estruturas, etc, contra os efeitos agressivos de produtos químicos.
A Linha Fibersystem de revestimentos anticorrosivos da Miaki é dividida em quatro famílias de resinas, que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade do cliente:
Bisfenol F(500): Tem excelente resistência a produtos cáusticos e ácidos em geral em concentrações moderadas.
Novalac (600): Possui excelente resistência ao ácido sulfúrico concentrado, solventes clorados e cáusticos.
P.HET (700): Alta resistência a ácidos oxidantes fortes, como ácido nítrico concentrado e ácido crômico.
Ester Vinilíca (800): Resistente a uma série de produtos químicos, incluindo ácidos orgânicos fortes, álcalis, solventes e ácidos inorgânicos de moderados a fortes.
Deixe um comentário