Hoje, vamos falar sobre manutenção dos revestimentos monolíticos, bem como dar dicas a respeito de sua limpeza e conservação. É comprovado que esse material dura mais. Sua durabilidade pode ser ainda mais longa se você adotar práticas adequadas de limpeza, conservação e manutenção dos revestimentos monolíticos.
Quer saber mais sobre como limpar, conservar e manutenir o revestimento monolítico da melhor forma possível? Esse artigo vai ajudar você.
O que é um revestimento monolítico?
Antes de aprender sobre limpeza, conservação e manutenção dos revestimentos monolíticos, vamos entender o que ele é e quais são as vantagens de investir nesse material. Em primeiro lugar, as principais características deste revestimento são suas resistências química, mecânica, abrasiva, térmicas e estética do que outros tipos de revestimentos. Essas características fazem com que ele dure mais do que outros tipos de revestimentos.
Os benefícios não param aí. O monolítico também facilita a higienização, já que não possui porosidade nem juntas, além de contar com rodapé abaulado, o que dificulta o acúmulo de resíduos. Outro ponto que vai contribuir muito com sua empresa é que ele atende às normas sanitárias, especialmente em indústrias ou comércios com manipulação ou produção de alimentos;
Há também uma redução significativa dos gastos com manutenção dos revestimentos monolíticos, além de possuírem aplicação mais rápida e de serem visualmente bonitos, sendo possível escolher o estilo estético mais adequado com a necessidade de cada ambiente.
Ainda que o monolítico apresente todas essas qualidades, há algumas práticas que farão com que o seu revestimento monolítico dure ainda mais, tanto em relação à limpeza, conservação ou manutenção. Vamos conferir?
Limpeza
Como já foi mencionado, o revestimento monolítico facilita a limpeza de seu piso. Essa limpeza, porém, não deve realizada com objetos de metal ou equipamentos de limpeza de alta pressão, pois não são os mais adequados para a limpeza e podem danificar o revestimento. A melhor forma de se higienizar um sistema varia de acordo com vários fatores, como tamanho da superfície a ser higienizada, a textura, tipos e grau de sujidade, acessibilidade da superfície a ser limpa e requisitos em relação ao nível de higiene.
A escolha do produto de limpeza é fundamental para contribuir com a manutenção dos revestimentos monolíticos: ele deve ser específicos para a limpeza de pisos. Antes de se usar um novo equipamento ou produto de limpeza, nossa sugestão é utilizá-lo, primeiramente, em uma pequena área, de modo a analisar o resultado. Desinfetantes ou agentes corrosivos não são adequados e podem danificar o revestimento.
A Miaki possui uma linha ProCelaner, ideal para esse tipo de limpeza, já que higienizam sem danificar o sistema. Essa linha possui três produtos que podem ser utilizados de acordo com a sua necessidade, desde pisos encardidos e extremamente sujos, a superfícies expostas a óleos, gorduras e graxas, e até remoção de ceras aucalisolúveis.
Conservação e manutenção dos revestimentos monolíticos
Para garantir a conservação e manutenção dos revestimentos monolíticos por muito mais tempo, há algumas dicas sobre o que se deve ou não fazer. A primeira delas é evitar impactos e o arraste, especialmente nas linhas que não possuem resistências mecânica e abrasiva tão elevadas. Certos tipos de materiais ou objetos podem causar danos ao sistema. Quanto mais fino o monolítico aplicado, maior a chance desses grandes impactos danificarem o revestimento, seja de forma superficial ou mais completa. Da mesma forma, arrastes sucessivos de mesas, cadeiras e maquinários também diminuem o tempo de vida do revestimento.
Além disso, ataques químicos devem ser evitados. A exposição frequente do revestimento a produtos químicos poderá aumentar a velocidade de decomposição do sistema. Caso esse contato com químicos seja inevitável, é possível investir em revestimentos anticorrosivos.
A atenção com a temperatura também deve ser levada em conta. Caso seja um ambiente com temperaturas extremas ou mudanças bruscas de temperatura, um revestimento que não tenha elevada resistência térmica poderá ter seu tempo de vida reduzido. Por isso, será necessário investir em um monolítico próprio para essa finalidade em áreas como essa.
Por fim, outra dica de conservação é a utilização do nosso produto Microtop. Esta é uma cera indicada para manter a proteção a brilho do seu revestimento. Deve ser utilizada após a limpeza do piso. Sua aplicação forma um filme de dureza, proporcionando ainda maior resistência à riscos e danos e contribuindo com a manutenção dos revestimentos monolíticos.
Todas essas dicas farão com que ser revestimento se mantenha conservado por muito mais tempo.
Manutenção dos revestimentos monolíticos
Como qualquer material, por mais resistência que tenha, chega uma hora em que é necessário realizar a manutenção dos revestimentos monolíticos. Apesar de durar muito mais que outros materiais, com o revestimento monolítico isso não é diferente.
Há, porém, outro benefício do monolítico: não é preciso interditar totalmente a área para realizar a manutenção dos revestimentos monolíticos. Os reparos podem ser realizados com interdição parcial, o que vai contribuir com a produção da sua empresa.
Mas, atenção: para realizar a manutenção dos revestimentos monolíticos, é necessário contratar profissionais licenciados, que realizem um serviço de qualidade. A Miaki Revestimentos é uma indústria e comércio de resinas para revestimentos monolíticos que atua no mercado desde 1993, e possui profissionais licenciados e capacitados para atender ao cliente com qualidade. Se você precisa de indicação de algum profissional, entre em contato conosco. Temos licenciados por todo o Brasil.
Deixe um comentário